Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
31º
Dia-a-Dia

Canadá busca parcerias com Dourados

01 Mar 2016 - 06h00
Cláudia Rosa ministrou palestra em Dourados sobre oportunidades de estudos no Canadá. - Crédito: Foto: Hedio FazanCláudia Rosa ministrou palestra em Dourados sobre oportunidades de estudos no Canadá. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
Mostrar o Canadá como alternativa viável ao estabelecimento de parcerias com Dourados e Mato Grosso do Sul, principalmente na área da educação. Com essa perspectiva, a assessora de promoção educacional da Embaixada do Canadá, Cláudia Rosa, ministrou a palestra “Oportunidades de Estudos no Canadá – Canadá a Chave para o Futuro”. O evento reuniu estudantes, professores, empresários e outros interessados, ontem, na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).


A estratégia da Embaixada Canadense é ressaltar as potencialidades do Canadá que podem ser aproveitadas não só pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade. Segundo Cláudia, o município faz parte do foco de atuação do governo canadense, devido às suas características específicas. “Dourados é uma cidade universitária, com um número elevado de estudantes. Além disso, é uma cidade considerada como um grande polo de desenvolvimento econômico e científico”, explica.


Segundo ela, o Canadá é uma sociedade multicultural e que, nos últimos anos, tem acolhido pessoas do mundo inteiro. “Levantamentos oficiais indicam que o Canadá se tornou o número um para estudantes brasileiros que buscam por qualificações no exterior”. Na avaliação da assessora, essa grande procura está relacionada ao fato de que o Canadá é considerado um país extremamente seguro e, também, uma das nações que possuem os melhores índices de qualidade de vida no mundo. Lá, o ensino de francês e inglês, é considerado como primeira e segunda línguas e faz parte integral da educação no Canadá.


“Aliado a esses aspectos, o Canadá tem um custo de vida inferior ao brasileiro, sendo apontado por entidades ligadas à educação como o país mais barato, atualmente, para o desenvolvimento dos estudos em qualquer área”, pondera Cláudia, ressaltando os grandes avanços já obtidos pelo país no setor da mineração, ciência e tecnologia e agricultura de ponta.

Agenda


Antes da palestra na UFGD, a assessora de promoção educacional da Embaixada do Canadá, Cláudia Rosa, cumpriu extensa agenda em Dourados. Pela manhã, ela conversou com professores coordenadores do ensino médio de algumas instituições particulares e participou de uma reunião no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul (IFMS).


À tarde, manteve encontros com a reitoria da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Hoje e amanhã, Claúdia Rosa faz palestras em Campo Grande, no auditório da Facom, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e no Anfiteatro do Bloco A, da Universidade Católica Dom Bosco. Na Capital, ela também se encontra com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola e deve conversar sobre a formação de possíveis parcerias com o Governo do Estado na área de Educação.

Serviço


Os interessados em saber mais detalhes sobre as oportunidades oferecidas pela Embaixada do Canadá, e também, a respeito de bolsas de estudos, devem acessar os seguintes endereços eletrônicos: www.educationau-incanada.ca ; www.scholarships.gc.ca e www.brasil.gc.ca

Deixe seu Comentário