Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Campina Verde agora tem rede de água tratada

08 Jul 2011 - 08h45
Vanderlei mostra sistema de água tratada em sua residência - Crédito: Foto: AssecomVanderlei mostra sistema de água tratada em sua residência - Crédito: Foto: Assecom
DOURADOS - Moradores da sitioca Campina Verde, que há pouco mais de um ano sofriam com a falta de água, estão comemorando a implantação da rede de abastecimento. O prefeito Murilo Zauith, no período em que ocupou o cargo de vice-governador, foi um dos grandes articuladores do projeto e, hoje, junto com o governador André Puccinelli, entrega oficialmente essa melhoria para aquela comunidade.

O presidente da Associação de Moradores, Carlos Magno Renovato, disse que a água tratada é um sonho realizado e uma necessidade, principalmente por conta dos riscos para a saúde. Ele conta que foram vários anos de luta e hoje, finalmente, a população já pode desfrutar desse benefício. Carlos informou que foram 265 ligações em domicílios e grande parte dos moradores já fez a conexão com o interior da residência.

Ivolim Matos de Oliveira, que mora no corredor 12, se recorda do tempo em que passava dificuldades com o poço comum construído em sua casa. Além disso, disse ele, havia grande preocupação com o período de seca, onde geralmente os poços ficam com pouca água e é necessário buscar o lençol com maior profundidade. Para ele, a preocupação com a falta de água não existe mais.

Outro morador, o comerciante Vanderlei Aparecido da Silva, que reside no corredor 14, já está providenciando o encanamento para o interior da residência. Ele contou que, por utilizar água de poço, subia muita sujeira para o reservatório, que chegava a ficar com até dez centímetros de lama. O morador diz que era uma situação complicada, já que o organismo acabava absorvendo aquela lama, prejudicando a saúde.

Oswaldo Martins, residente no corredor 4, é outro que comemorou bastante a implantação da rede de água tratada. Em sua casa também era utilizado um poço, mas segundo ele, agora vai deixar apenas para lavar calçadas, veículo, roupas e outros serviços. A água tratada é a que ele e sua família irão utilizar para o consumo, por entender que é muito mais saudável. Oswaldo já está com o encanamento praticamente pronto.

Existem, no entanto, aqueles que ainda preferem consumir a água de poço por acreditar que o líquido é mais saboroso, mesmo correndo o risco de contaminação. Cícero Otávio da Silva, também comerciante, afirmou que vai deixar a água tratada para os serviços de limpeza, tanto que colocou apenas uma torneira próxima ao cavalete. Ele disse que não consegue ingerir água com cloro.

Deixe seu Comentário