Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Câmara homenageia a GM pelos 20 anos da instituição

05 Dez 2015 - 07h00
Guarda Municipal foi homenageada pela Câmara em reconhecimento ao trabalho da instituição. - Crédito: Foto: Thiago MoraisGuarda Municipal foi homenageada pela Câmara em reconhecimento ao trabalho da instituição. - Crédito: Foto: Thiago Morais
Em homenagem à Guarda Municipal de Dourados, que completa 20 anos no próximo dia 15, a Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira uma sessão solene com entrega de honrarias à corporação. O evento foi prestigiado pelo comandante João Vicente Chencarek e todo o efetivo, além de outras autoridades militares do município, como o comandante do Departamento de Operações da Fronteira (DOF), Ari Carlos Barbosa e o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Carlos Silva.


A homenagem foi uma proposta do vice-presidente da Câmara, Cirilo Ramão Ruiz Cardoso.


Em seu discurso, o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, agradeceu a homenagem, lembrando que o reconhecimento isso é fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos. “Ao longo deste período tivemos grandes conquistas sempre trabalhando com bases alicerçadas em uma hierarquia e disciplina. Acima de tudo desenvolvendo nossa atribuição e cumprindo toda a legislação relativa a nossa atuação”, disse o comandante.


Ele observou que o papel da Guarda Municipal possui um foco principal direcionada para as ações preventivas, fiscalização, orientação e educação no trânsito, além da preservação do meio ambiente, com ações e proteção e defesa civil.


O comandante lembra que uma das funções fazer a segurança em todos os eventos promovidos pela prefeitura, além da execução de atividades de Polícia Administrativa do município e apoio e integração com todos os organismos de segurança da cidade.


Ele destaca o posto comunitário de segurança no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, na prefeitura, Praça Antônio João, Céper Antenor Martins, bases de apoio no Parque Rego D’água, Upa e Caps AD.


A ronda escolar foi lembrada pelo comandante como uma das prioridades, que atinge 58 escolas municipais, estaduais e algumas particulares, algo em torno de 60 mil alunos dia.


“O trabalho nas escolas vai além das visitas e rondas, é a integração da comunidade escolar com o guarda municipal”, comenta.


Até o fechamento do mês de novembro foram mais de 13.000 visitas as escolas, foram lavrados 422 boletins de atendimentos e 35 boletins de ocorrências. “Em comparação com anos anteriores aumentamos as visitas nas escolas, consequentemente aumentamos o trabalho preventivo e diminuíram os números de ocorrências”, explica.


Com o modelo de segurança escolar, Chencarek lembra que foi possível reduzir em 40% o numero de constatação dos crimes e contravenção penal nas escolas. “Nosso maior desafio é, contribuir para a formação de melhores cidadãos em nossa sociedade e, entendemos que a escola é o melhor caminho”, diz.


Ele lembra que com o apoio e a confiança do prefeito Murilo foi possível melhorar a estrutura física da Guarda municipal, com a reforma e ampliação posto comunitário do parque Antenor Martins, revitalização do pátio da sede da guarda municipal, investimentos na aquisição de diversos mobiliários, aquisição de estação de radio com frequência digital, investimento no setor de monitoramento com câmeras, apoio e contra partida em projetos federais para compras de novas viaturas e demais aparelhamentos.


Reconhecimento e valorização profissional concedida pela administração quando elevou o patamar da Guarda municipal a status de secretaria, valorizando também todos os diretores do quadro de comando, fez o realinhamento salarial dos GMS que estavam defasados em 60 %.


Aprovação das progressões funcionais em três anos merecimento e de seis anos antiguidade. A criação da lei complementar para aposentadoria especial.


“Sentimo-nos orgulhosos por estar acreditando e confiando no trabalho de nossa instituição e seu valoroso efetivo”, completou.

Deixe seu Comentário