Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Câmara entrega hoje Prêmio Marta Guarani

07 Mar 2016 - 08h51
Com a premiação, a Câmara homenageia a mulher douradense. - Crédito: Foto: DivulgaçãoCom a premiação, a Câmara homenageia a mulher douradense. - Crédito: Foto: Divulgação
A Câmara de Vereadores de Dourados realiza hoje (7), às 18h30, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Trata-se do "Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani". A entrega do prêmio antecederá a 6ª sessão ordinária da Casa. O Prêmio Marta Guarani é considerado como símbolo de parte da luta histórica daquelas operárias que deram a vida para imortalizar esta data, em alusão ao episódio ocorrido em Nova Iorque no dia 8 de março de 1857, quando um grupo de mulheres foi queimado após reivindicar direitos trabalhistas.


Receberá o prêmio este ano, a contabilista Gedália Ferreira de Ávila, eleita pela comissão de avaliação composta por representantes de diversas entidades. Instituído em 2004, o prêmio tem como objetivo "destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, quer seja como mãe, esposa, trabalhadora, enfim, como cidadã, que contribui com no seu dia-a-dia para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade de Dourados".


Para o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM), a entrega do prêmio é uma das formas da Câmara reconhecer o trabalho da mulher douradense, desenvolvido em atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher. "O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado como marco igualdade e de valorização da presença feminina. É uma forma de reforçarmos a garantia de justiça, de respeito e dignidade da mulher", destacou.


O nome do prêmio Marta Guarani é uma homenagem a líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, vítima de enfarto, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.

Mulher Cidadã


Contabilista de formação, Gedália Ferreira de Ávila, 80 anos, tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em Dourados. Gedália foi presidente do Clube Indaiá, presidente da Creche São Francisco, fundadora do Cursilho de Dourados e da Associação Anjos do Senhor, que tem 17 anos de atuação em Dourados. A entidade desenvolve várias ações na comunidade, como a distribuição mensal cestas básicas aos pacientes hemodialíticos; cerca de 2 mil fraldas e materiais de higiene pessoal aos pacientes dos hospitais atendidos pelo SUS, empréstimos e doações de cadeiras de rodas.

Deixe seu Comentário