Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
15º
Trânsito

Blitze educativas fazem parte do ‘Maio Amarelo’

19 Mai 2016 - 06h00
Maio Amarelo é um movimento realizado no país. Em Dourados é organizado pela Agetran. - Crédito: Foto: A. FrotaMaio Amarelo é um movimento realizado no país. Em Dourados é organizado pela Agetran. - Crédito: Foto: A. Frota
As blitze educativas com condutores de veículos e pedestres marcam nessa semana as ações do "Maio Amarelo", realizadas pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) da Prefeitura de Dourados com o apoio de parceiros. Durante as atividades são levadas mensagens de conscientização sobre o papel de todos por um trânsito melhor.


Na manhã de terça-feira (17), a blitz foi realizada na avenida Marcelino Pires, próximo ao cruzamento com a rua Natal. A abordagem foi voltada aos condutores de veículos.


Já nesta quinta-feira, a partir das 8h30, está prevista uma ação especial na avenida Marcelino Pires, em frente à praça Antônio João, sendo esta voltada aos pedestres. Na ocasião serão distribuídas dezenas de rosas amarelas (cor símbolo da campanha). Além disso, a conscientização será com representações da "morte" que vai caminhar com o pedestre que atravessar fora da faixa, e da "vida", que vai com aquele que usar a sinalização corretamente.


"Sejam motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas, o papel de fazer um trânsito melhor é de todos. A fiscalização é importante e temos melhorado a cada dia, mas não depende só disso. Toda a sociedade precisa ajudar, se sentir responsável, para que tenhamos menos imprudência e um trânsito mais seguro", explica o diretor-presidente da Agetran, Ahmad Hassan Gebara.

Mais ações


As ações do Maio Amarelo acontecem desde o começo deste mês. Na semana passada, teve inspeção veicular gratuita no estacionamento do CAM (Centro Administrativo Municipal) para toda a população, para contribuir com a segurança dos veículos.


Também houve uma série de palestras nas escolas, para conscientizar futuros condutores. Além disso, as crianças costumam ser multiplicadoras de informação, incentivando a família a também respeitar as leis.


Além de órgãos de diversas secretarias municipais como a Guarda Municipal e o Samu 192 (Serviço Móvel de Urgência), também participam do movimento o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), CCR MSVia, Seguradora Porto Seguro, Gran Prix, Centro de Formação de Condutores e Exército.


O Maio Amarelo é um movimento que acontece em todo o país. Em Dourados é organizado pela prefeitura através da Agetran. Desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Murilo tem priorizado investimentos para o trânsito, com ações como essas e ainda, para a sinalização, alteração de vias e recuperação da malha viária. Neste período de cinco anos o trânsito de Dourados foi totalmente readequado para garantir maior segurança e, ao mesmo tempo, fluidez. Entre os serviços executados está a retirada da maioria das rotatórias da cidade e do calçadão da Nelson de Araújo.

Deixe seu Comentário