Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Blitz educativa abre Plano Nacional de Redução de Acidentes

12 Mai 2011 - 09h34
Blitz no centro de Dourados marcou início do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária
Foto: Assecom - Blitz no centro de Dourados marcou início do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária Foto: Assecom -
DOURADOS - Uma blitz educativa realizada na manhã desta quarta-feira marcou a abertura do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década de 2011-2020 em Dourados. A ação educativa foi realizada na Avenida Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João, das 9h às 10h.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Fabiano Costa, a ação desta quarta-feira consistiu em abordagens aos veículos com adesivagem e planfletagem. Também serão programadas ao longo do ano diversas palestras em empresas e escolas. Todas as ações serão em parceria com o Detran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com Fabiano, as palestras já estão acontecendo em algumas empresas com orientações, principalmente direcionadas a motociclistas, que utilizam a moto como principal meio de transporte até o trabalho. “Não vai resolver totalmente, mas sabemos que a educação do trânsito é um dos meios mais eficazes para reduzir os acidentes de trânsito, por isso será um trabalho contínuo que será realizado ao longo do ano”, explicou Fabiano.

Fabiano Costa lembra que a prefeitura já está providenciando licitações para aquisição de equipamentos de trânsito para serem instalados em algumas ruas com objetivo de aumentar a segurança, tais como novos semáforos e sinalização horizontal.

#####PLANO
A ação educativa desta quarta-feira faz parte do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década de 2011-2020. O Plano foi organizado por várias instituições governamentais e não governamentais com objetivo de reduzir os acidentes de trânsito classificados como graves e fatais, uma proposta para os governos brasileiros e para a sociedade civil no enfrentamento da grave realidade do acidente de trânsito no Brasil.

A proposta atende o chamamento da ONU (Organização das Nações Unidas), que na Assembléia Geral, realizada em março de 2010, com base em estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde), estabeleceu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança Viária, convocando todos os países para um esforço mundial.

Desta forma, o Brasil escolheu o dia 11 de maio para lembrar todos os anos o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária. Neste contexto, Dourados também está integrado no comprometimento do Plano com o objetivo de sensibilizar a população quanto à realidade da violência, desrespeito e imprudências no trânsito.

Deixe seu Comentário