Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Dia-a-Dia

Black Friday promete até 70% de descontos

27 Nov 2015 - 09h04Por Do Progresso
Num período de 24 horas, varias lojas de Dourados vão oferecer superdescontos. - Crédito: Foto: Hedio FazanNum período de 24 horas, varias lojas de Dourados vão oferecer superdescontos. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
Dourados adere hoje ao Black Friday, um dia em que o consumidor tem a oportunidade de ir às lojas e comprar com descontos vantajosos. Black Friday é uma ação de vendas anual criada nos Estados Unidos e ocorre após o feriado de Ação de Graças. Durante a Black Friday, lojas físicas e online oferecem promoções de diversos produtos durante um período de 24 horas.

Em Dourados estão participando pelo menos 66 lojas locais, oferecendo descontos que podem chegar a 70%. As lojas de redes fazem as próprias campanhas.

As lojas participantes estão identificadas com bandeirolas. Iniciativa dos comerciantes com o apoio do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom).

São lojas nos segmentos de confecções, calçados, salão de beleza, ótica, lanchonete, farmácia, perfumes, laboratório, eletrônicos, eletrodomésticos e até concessionárias de veículos. “É uma forma do consumidor ganhar nas compras e o comerciante faturar mais neste final de ano, a fim de adquirir novos estoques”, disse o presidente do Sindicom, Valter Castro.

Cuidados

Os descontos são bons, mas o comprador deve tomar certos cuidados para não ser lesado, caindo em ‘armadilhas’, segundo o Procon. “O consumidor que perceber que não teve o desconto que a loja ofereceu, deve reclamar e procurar o Procon”, disse Rozemar de Matos, diretor -presidente do Procon de Dourados.
Segundo ele, é preciso fazer as compras com planejamento, pesquisar com antecedência, levantando as ofertas na internet, nos folders, nos jornais, na televisão”, afirmou.

Outra orientação é evitar a compra por impulso. Primeiro tem que verificar o que realmente precisa adquirir.
Se, por acaso, o produto comprado via internet tiver algum defeito, o consumidor tem direito à troca. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem prazo de sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

Quando for comprar pela internet, a orientação é verificar a autenticidade dos sites. Há portais de fachada, de aproveitadores que abrem nessa época para induzir o consumidor a mandar dinheiro, dizendo que o produto está acabando.

“Black Fraude”

Especialistas dão dicas para que o Black Friday não se torne um “Black Fraude”, já que esta é, também, uma das épocas em os golpes contra o consumidor se multiplicam.

No país, entre denúncias relatadas em anos anteriores estavam alta de preços pouco antes da data do evento para depois baixar e falar em “superdescontos”, diferenças entre os preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido, além de desrespeito aos prazos de entrega dos produtos.
Em muitos casos, o ideal é usar o bom senso quando se deparar com o produto, para saber se compensa mesmo pagar o preço.

Os especialistas também orientam consultar os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são boas fontes de informação e os melhores estão constantemente atualizados.

Deixe seu Comentário