![Apesar do movimento intenso, principalmente nas agências de bancos públicos onde o número de pessoas dobrou ontem, não houve tumultos. A chuva ainda ajudou a dispersar muitas pessoas. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro](https://cdn.progresso.com.br/img/pc/780/530/dn_noticia/2015/10/562ff248ccdc57830caca3f5587a520dcd1663d3389cc.jpg)
Segundo presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, apesar do grande movimento, não houve tumultos. “Acredito que o movimento nos bancos ainda será intenso esta semana prevendo o feriado de Finados na segunda-feira”, opina.
O auxiliar de produção, Luiz Carlos de Freitas, há dias estava com o cartão bancário vencido e não pode sacar o pagamento. Hoje ele foi um dos primeiros a chegar no Banco do Brasil, antes das 10h, para sacar o dinheiro e solicitar um novo cartão. “A greve atrapalhou um pouco, estava pensando nas minhas contas porque tinha que receber na boca do caixa. Ainda bem que a greve acabou, caso contrário complicaria mais a vida das pessoas que precisam de atendimento como eu”, comentou.
Para agilizar os serviços e evitar superlotação, algumas unidades começaram a atender os idosos mais cedo, antes da abertura das agências.
O primeiro dia após o fim da greve dos bancários no Mato Grosso do Sul também foi marcado pela limpeza das vidraças das agências, que estavam cheias de cartazes com os dizeres: “estamos em greve”. Em diversas instituições, era possível ver trabalhadores de empresas terceirizadas retirar os adesivos.
Proposta
Ontem, sindicatos de todo País colocaram em votação nas assembleias a proposta feita Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 10%, beneficiando a categoria, também, com participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram, ainda, abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.