Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
14º
Editorial

Aumento do Desmatamento

28 Nov 2015 - 07h00
Aumento do Desmatamento -



Em meio aos escândalos políticos que abalam o país, o Ministério do Meio Ambiente divulgou ontem mais uma péssima notícia não apenas para a sociedade brasileira, mas, também, para todo o planeta: o desmatamento na Amazônia Legal aumentou 16% entre agosto de 2014 e julho de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Significa dizer que num espaço de 12 meses foram derrubados 5.831 quilômetros quadrados de floresta, ou seja, 800 quilômetros quadrados a mais que o registrado pelos satélites do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), entre 2013 e 2014. Somente o Estado do Amazonas destruiu 769 quilômetros quadrados de florestas, seguido por Rondônia com desmatamento de 963 quilômetros quadrados e pelo Mato Grosso, que derrubou 1.508 quilômetros quadrados de árvores para abrir novas áreas de cultivo de grãos ou criação de gado. Detalhe: o governo federal garante que investiu R$ 220 milhões para que os Estados que formam a Amazônia Legal aplicassem na gestão ambiental, mas o que se vê é um rastro de destruição.

Mesmo diante de números que comprovam que o Brasil está perdendo a guerra para desmatadores, sobretudo para as madeireiras, o governo insiste em negar o problema, afirmando que o desmatamento e a degradação florestal seguem alarmantes em países vizinhos que compartilham o bioma Amazônico, como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Quando tenta transferir para os demais países a responsabilidade que tem de preservar a floresta amazônica, o governo federal incorre num grave erro, mesmo porque Amazônia é o maior bioma do Brasil e tem grande importância na regulação climática e manutenção da água. Essa ação destruidora do homem agrava cada vez mais o equilíbrio ambiental, deixando um rastro de destruição que dificilmente será sanado. Números do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) revelam que na Região Amazônia, por exemplo, haverá redução em 10% no volume de chuvas e aumento de temperatura de 1 ºC a 1,5°C até 2040; haverá diminuição de 25% a 30% nas chuvas e alta de temperatura entre 3°C e 3,5°C no período de 2041 a 2070; e redução nas chuvas de 40% a 45% e aumento de 5°C a 6°C na temperatura no final do século, ou seja, e 2071 a 2100.

É inegável que, caso estes números se confirmem, todo bioma da floresta amazônica estará ameaçado, bem como a sobrevivência da própria floresta, ou seja, quando não provoca desmatamento para abrir novas áreas de pastagem e agricultura, ou para traficar madeira, o homem consegue destruir o meio ambiente por meio de ações que favoreçam o aquecimento global. Essa situação se agrava com a destruição de outro bioma igualmente importante: a Mata Atlântica. O Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revela que, nos últimos dois anos, foram destruídos o equivalente a 150 Parques do Ibirapuera, ou seja, 239 quilômetros quadrados de remanescentes nos 17 Estados da Mata Atlântica. O primeiro passo para mudar essa triste realidade seria endurecer as leis contra desmatadores, mas a sensação é que o governo não está nem um pouco preocupado com a questão ambiental.

Por outro lado, a Rede Amazônica de Informações Socioambientais Georreferenciadas (Raisg), formada por 11 organizações não-governamentais da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, alerta que mais de 62% de toda área destruída da floresta amazônica estavam em solo brasileiro, ou seja, os outros países juntos responderam por apenas 38% da devastação. Alheia aos problemas ambientais causados ou agravados pela destruição da floresta, a Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal aprovou a proposta que permite o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia Legal e no Cerrado. Esta é mais uma ameaça para a região que ocupa uma área de 5.016.136,3 quilômetros quadrados, que corresponde a 59% do território brasileiro e onde vivem mais de 25 milhões de pessoas, distribuídas em 775 municípios. A Amazônia Legal, que agora está ameaçada pelo cultivo da cana-de-açúcar, abriga 20% do bioma Cerrado e abriga todo o bioma amazônico, o mais extenso dos biomas brasileiros e onde está 1/3 das florestas tropicais úmidas do planeta.

O número

1.508 quilômetros quadrados de árvores foram derrubados apenas no Estado de Mato Grosso em um ano para abrir novas áreas de cultivo de grãos ou criação de gado.

Deixe seu Comentário