Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
19º
Proposta

Audiência discute saúde pública em Dourados

06 Jul 2016 - 18h59
Deputado Renato Câmara propõe discussão sobre saúde pública. - Crédito: Foto: DivulgaçãoDeputado Renato Câmara propõe discussão sobre saúde pública. - Crédito: Foto: Divulgação
A saúde pública na região de Dourados será discutida em audiência pública nessa sexta feira, às 15h na Câmara da cidade. O debate "Macrorregião de Dourados – subfinanciamento da saúde" tem como principal abordagem a discussão dos repasses efetuados pelo Estado para a saúde da macrorregião de Dourados. Esta é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - proposta pelo deputado Renato Câmara, da Câmara Municipal de Dourados e do Conselho Municipal de Saúde.


A gestão plena em Mato Grosso do Sul divide o Estado em quatro grandes áreas de atendimento, são as macrorregiões de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Essas cidades são responsáveis por absorver as demandas de todos os municípios que pertencem a sua região. Dourados atende 32 cidades, o que significa que oferece tratamento médico para um terço dos sul-mato-grossenses.


Os recursos para custear a gestão plena vêm de repasses da União, Estado e do próprio município. No entanto, a maior parte do custeio está, atualmente, sob a responsabilidade da administração municipal. Hoje, o município investe mensalmente 6,3 milhões de reais na saúde pública, o governo federal repassa 6 milhões de reais enquanto o estado entra com 2,2 milhões.


Segundo o Conselho Municipal de Saúde, a macrorregião de Dourados deveria receber 20% de todo o investimento que o Estado faz na área da saúde. A atual contribuição do Estado, gera um ônus pesado para a prefeitura e compromete a qualidade da saúde pública oferecida para toda a macrorregião.


O objetivo da audiência pública é desenvolver uma proposta para que as esferas Federal, Estadual e Municipal possam acordar sobre a administração da saúde da macrorregião de Dourados, "precisamos dar condições para que o serviço prestado seja satisfatório. A audiência é a oportunidade de reunir os lados envolvidos nessa situação para que, juntos, possamos ter uma proposta para melhorar a saúde pública da nossa região", explica o propositor da audiência pública, deputado Renato Câmara.

Deixe seu Comentário