Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Palestra

Atribuições farmacêutica são temas de Jornada Acadêmica

18 Mai 2016 - 06h00
Assessor da presidência do CFF, Tarcísio Palhano, ministra palestra no Salão de Eventos  da Unigran, em Dourados. - Crédito: Foto: DivulgaçãoAssessor da presidência do CFF, Tarcísio Palhano, ministra palestra no Salão de Eventos da Unigran, em Dourados. - Crédito: Foto: Divulgação
A XI Jornada Acadêmica do curso de Farmácia da UNIGRAN trouxe para debate neste ano o tema "Farmácia: Estabelecimento de Saúde".O evento contou com a participação de acadêmicos e profissionais para palestras e minicursos.


Para a abertura, foi o convidado o farmacêutico-bioquímico, Tarcísio José Palhano, que falou sobre "Prescrição Farmacêutica".Tarciso é assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) ecitou duas resoluções importantes para a área,que regulamentam as atribuições clínicas dos farmacêuticos e que regula a prescrição farmacêutica.


"O farmacêutico é, antes de mais nada, um profissional da saúde. Mudaram as demandas de sociedade, as necessidades de saúde e a formação do farmacêutico. Tudo isso fez com o que o CFF se preocupasse em regulamentar essas duas resoluções em 2013 e isso já tem proporcionado excelentes resultados, porque o farmacêutico já tem se colocado como um profissional da saúde", afirma Tarcísio Palhano.


O palestrante mencionouo contato do profissional com o paciente, para orientar e dizer como tomar os medicamentos adequadamente, como conservá-los, com o que pode tomar, a questão da alimentação."Tudo isso pode ter influências e repercutir em um resultado da terapia parafazer orientações de saúde", ressalta.


A presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF/MS,Kelle de Cássia Luz Slavec, esteve no evento e destacou décadas de luta pelo reconhecimento e valorização do profissional. "Hoje vemos que o farmacêutico está vivendo um novo e ótimo momento, tanto da parte clínica, como da prescrição, quanto da residência, que antes era muito distante. Precisamosnos atentar à postura ética do profissional, ter a responsabilidade e o cuidado de não ultrapassar os limites da nossa profissão", analisa.

Deixe seu Comentário