As atividades com jornal na sala de aula se iniciaram desde o início do projeto, através das leituras diárias, em que os alunos fazem atividades relacionadas à leitura com o auxílio da professora. Destacando a importância do jornal como fonte de informação, a organização do mesmo, tamanho, formato , tamanho das letras, títulos e as imagens que nesta fase da alfabetização são de grande importância, os alunos comentam e dão opinião sobre as matérias.
Uma das atividades propostas foi levar o jornal para casa, para que uma pessoa da família fizesse a leitura de uma matéria. No dia seguinte cada criança comentou sobre a leitura realizada pelos pais, apenas um não conseguiu realizar a atividade pois seus pais não sabem ler, mas vai pedir para o irmão ler para ele.
O Kauan, de 5 anos, disse que a notícia dele era sobre esporte; o Kauã Nunes, 6 anos, comentou que a mãe leu sobre o dia do Bombeiro, que é muito importante pois apaga o fogo das queimadas e salva os animais e as pessoas. A Fernanda Domingos, 5 anos, pediu para a mãe ler sobre a coluna social e a notícia era sobre festa e desfile, em outra parte do jornal ela encontrou a foto do pai que é bombeiro. A Fernanda ficou muito feliz e mostrou para os colegas.
Em outra matéria sobre indústria e confecção o Rian 6 anos, encontrou a foto da mãe que trabalha em uma confecção de lingerie da cidade.
Através da leitura realizada nesta semana sobre a obrigatoriedade do uso da cadeirinha ou assento de elevação para crianças até 7 anos e meio, que é a faixa de idade das crianças da sala, foram desenvolvidas atividades de escrita, dese-nho, recorte e colagem
######*professora do pré A e bibliotecária da escola municipal Álvaro Brandão