Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
22º
DOURADOS

Asfalto muda a realidade de moradores na região sul

22 Jul 2016 - 08h30
Avenida Vilso Gabiatti é uma das principais vias da região - Avenida Vilso Gabiatti é uma das principais vias da região -
Como parte das obras do pacote dos R$ 52 milhões, recurso contratado pela Prefeitura de Dourados junto à Caixa Econômica Federal, a Avenida Vilso Gabiatti é a primeira via pavimentada deste projeto a ser entregue pelo prefeito Murilo. Essa obra beneficia diversos bairros da região sul da cidade, a qual também recebe a melhoria e caminha para chegar a cem por cento de asfalto.

Esse montante de recurso está permitindo a pavimentação em diversos bairros daquela região, que inclui o Colibri, Parque dos Coqueiros, Parque dos Bem-te-vis, o Canaã III, o Parque dos Sabiás, Parque dos Beija-flores, Jardim Shekiná, Jardim Aimoré e Jardim Flamboyant, além de outros. Isso beneficia milhares de pessoas que moram naquele setor da cidade, incluindo estabelecimentos comerciais.

O asfalto nessa região resolve problemas crônicos enfrentados pela população há mais de 20 anos. É o caso, por exemplo, na parte baixa do Jardim Colibri, nas proximidades do córrego Paragem, onde a cada chuva se formavam grandes valas, deixando as ruas praticamente intransitáveis. Com o asfalto Murilo realiza o sonho de todos os moradores.

A Vilso Gabiatti, que até então era apenas um corredor que dava acesso à Coronel Ponciano, se transformou em uma grande avenida e no principal acesso a toda aquela região. A entrega da pavimentação é neste sábado, às 10h.

SONHO

Para moradores e comerciantes do local, é um sonho realizado. Marilene Fernandes da Silva Paes, que mora há 15 anos no bairro é uma das pessoas que comemora essa transformação. "Antes era cruel, tinha dia que você saia de um buraco e caia no outro. Na época das chuvas tinha dias que não dava pra sair nem a pé", lembra.

Agora, segundo Marilene, a vida é outra. Ela vende salgados, pães e bolos e tinha perdido muitos clientes porque não conseguia fazer entregas devido a um problema de saúde e as pessoas não queriam mais entrar no bairro por causa dos buracos. "Agora as pessoas já estão vindo buscar meus produtos. Estou pensando até em construir um espaço na frente de casa onde vou montar um pequeno comércio", diz.

Para Marilene, a principal melhoria é com relação à limpeza e agilidade para sair de casa. "O asfalto muda a vida das pessoas. Era um sonho. Tinha gente com a casa a venda porque não acreditava mais que o asfalto viria e ele chegou. O prefeito Murilo para nós está muito bom", afirmou.

O diretor de infraestrutura da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, Jorge Hamilton Torraca, lembra que as erosões chegaram a ameaçar casas. Com as obras realizadas pelo prefeito Murilo, que envolvem todo o bairro, incluindo galerias de águas pluviais, o problema fica resolvido.

Dona Maria Natividade de Araújo comprou uma casa na Rua dos Limoeiros há 8 meses e mudou-se para lá há pouco tempo, já com o asfalto. Mas ela lembra da situação antes da intervenção do prefeito Murilo na região. "Aqui era só buracos, tinha valetas enormes. Agora só temos a comemorar, valorizou a casa, ficou tudo limpo", comemora. Dona Maria já se prepara para fazer a calçada em frente a casa e lembra da importância de todos fazerem a mesma coisa. "Assim não vai escorrer terra pra rua e vai ficar tudo mais limpo", orienta.

VIDA NOVA

O asfalto na Vilso Gabiatti e região sul da cidade, surte grande efeito também na área empresarial. Na Rua dos Coqueiros, que é uma marginal da BR-163, existem várias empresas instaladas, cujos proprietários e funcionários veem a vida mudar com a chegada do asfalto.

É o caso do empresário Amauri Sartor, que há 6 anos mantém a empresa da área de metalurgia Fort Hidro, na rua. Ele sofria com o barro e a poeira e agora vê novas perspectivas de crescimento. A poeira, por exemplo, segundo ele, dificultava a pintura de caixas d`água e tanques de combustível de grande porte que produz. "Com o asfalto melhora 100%, melhora tudo, é muito bem vindo e vai ajudar no crescimento da empresa", afirma Sartor.

Outro empresário que comemora muito o asfalto é Gilson Di Paula, dono da auto elétrica Di`Paula, especializada em veículos de grande porte, na mesma rua. Depois de conviver com barro e poeira durante sete anos agora ele pode atender melhor os clientes. "O principal é a limpeza; agora você pode prestar um serviço de melhor qualidade, num ambiente mais limpo. Depois você tem a valorização do imóvel e a possibilidade maior de crescimento da empresa. Enfim, tudo muda", ressalta.

Com recursos do pacote dos R$ 52 milhões e de emendas parlamentares o prefeito Murilo emprega o maior projeto de asfaltamento da história de Dourados. Com isso, a cidade saltará da cobertura de 48% de pavimentação asfáltica em 2011 para mais de 80% no final deste ano. Ou seja, apenas em seis anos, Murilo dobrará a quantidade de asfalto em Dourados em relação ao que foi construído pelos outros prefeitos em 74 anos.

Deixe seu Comentário