Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

Área para Ceasa é apoio de Murilo ao pequeno produtor

11 Jan 2016 - 07h00
Área que a Prefeitura doou para construir a Ceasa está na BR-163, com acesso fácil para os produtores. - Crédito: Foto: ReproduçãoÁrea que a Prefeitura doou para construir a Ceasa está na BR-163, com acesso fácil para os produtores. - Crédito: Foto: Reprodução
Um dos focos de trabalho do prefeito Murilo desde que assumiu a Prefeitura foi o apoio ao pequeno produtor. Tanto que uma das primeiras ações foi criar a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes). Com a doação da área para construir a Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) de Dourados o prefeito cumpre mais uma etapa do projeto.O investimento inicial da Prefeitura na Central é R$ 742.129,20, que é o valor da área doada, de 41.229,40 m² (4,12 hectares), localizada estrategicamente na BR-163, ao lado da BR-376, e no início do anel viário norte. A BR-163 é o principal corredor rodoviário do Brasil, cortando o país de norte a sul. A BR-376 dá acesso ao leste, São Paulo e Paraná e o anel viário permite acesso à região oeste do Estado e ao Paraguai.


Dourados é o principal polo de produção agrícola do Estado, inclusive da agricultura familiar. Ao redor de Dourados estão pelo menos 40 municípios cuja maior parte da ocupação é por pequenas propriedades.


Só no município de Dourados são centenas de pequenos produtores que terão um mercado próximo garantido para a produção. Isso representa mais emprego e geração de renda no campo.“Nós sempre trabalhamos para criar alternativas para a produção no campo, implantamos os PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável em parceria com o Sebrae e Banco do Brasil, incentivamos a piscicultura e pecuária de leite, criamos seis novas feiras para os agricultores venderem a produção, vamos levar a feira central para um local definitivo e amplo e agora o nosso trabalho está sendo coroado com a Ceasa”, comemora Murilo.


O prefeito também cedeu no final do ano barracões para a Apoms implantar em Dourados uma central de comercialização de produtos orgânicos.


O trabalho pela construção da Ceasa começou no ano passado numa parceria entre o Estado e a Prefeitura. Com a definição oficial do local a Agraer busca agora firmar parcerias na esfera estadual e federal que viabilizarão os recursos para a realização das obras.

Deixe seu Comentário