Dourados – MS quinta, 24 de setembro de 2020
Dourados
33º max
17º min
Entrega

Após 17 anos, produtores de Formosa recebem escrituras

01 Jul 2016 - 08h00
Prefeito Murilo disse que a escritura é resultado de uma grande parceria com o governo. - Crédito: Foto: A. FrotaPrefeito Murilo disse que a escritura é resultado de uma grande parceria com o governo. - Crédito: Foto: A. Frota
Depois de 17 anos, os produtores do Assentamento Municipal Agrovila, de Vila Formosa, receberem o título definitivo das terras. A entrega das escrituras ocorreu ontem, na sede da Associação dos Produtores do Assentamento Agrovila Formosa (Agroform) com a presença do prefeito Murilo, do ex-prefeito, Braz Melo, do governador regional, Valdenir Machado e dos vereadores Idenor Machado, Madson Valente, Silas Zanata, Bebeto, Alan Guedes e Dirceu Longhi e o deputado federal Geraldo Resende.


O assentamento foi criado em 1999, na administração do ex-prefeito Braz Melo para beneficiar produtores da agricultura familiar. Até então os produtores tinham apenas um contrato de sessão de uso. Essa é a primeira área da zona rural regularizada pela atual administração.


No total são 160 hectares, que eram da prefeitura. O processo de regularização está sendo feito desde 2011, mas só agora foi encerrado. O prefeito Murilo falou da dificuldade para conseguir a regularizar a situação dos produtores familiares em função das inúmeras burocracias. "Mas conseguimos, depois de tantas idas e vidas, dependendo de documentos, graças a parceria do governo, através do Valdenir Machado, da associação dos produtores e vereadores e da prefeitura, que se empenharam. Tenho orgulho de estar aqui hoje com essa equipe entregando essas escrituras registradas em cartório no nome de cada um de vocês", disse o prefeito.


Murilo elogiou a atuação do ex-prefeito Braz Melo, convidado para participar da entrega das escrituras. "Agradeço o ex-prefeito Braz Melo, que soube administrar a cidade por duas vezes e que criou esse projeto para os produtores poderem produzir, criar suas famílias e abastecer a cidade. Quero agradecer a vocês que acreditaram nesses políticos, no Braz, em mim, nos vereadores", enfatizou Murilo.

Agrovila


Cada um dos 46 produtores tem uma área de 2,5 hectares onde cultivam hortaliças, mandioca, milho, café, mantém criação de galinhas e produzem avos e leite. Toda a produção é comercializada em supermercados, atacadistas e feiras na cidade. Parte da produção é adquirida pelo poder público.


O presidente da Associação de Produtores do Assentamento Agrovila Formosa, Marco Aurélio Schwingel, disse que o titulo definitivo vai trazer segurança aos produtores. "Eles tinham as terras, produzem, mas não tinham a segurança de que as terras eram deles, agora com o título nas mãos tudo muda", revelou. Com o titulo definitivo os produtores vão poder também solicitar financiamento em bancos para investir mais na produção.

Deixe seu Comentário