Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
28º
Renove sua CNH
Jornal Educação

Antônia da Silveira Capilé promove Tarde Cultural

05 Dez 2015 - 07h00
Antônia da Silveira Capilé promove Tarde Cultural -
A tarde do dia 03 de dezembro foi recheada de atrações na Escola Capilé, em Dourados, com a realização de atividades culturais de dança, teatro, música, pintura e exposição de fotos.


O Projeto “Tarde Cultural” foi realizado de forma interdisciplinar entre os Professores Fábio Gomes, de História ) e de Artes, Bruna Adenice, que orientaram as turmas do Ensino fundamental dentro da temática Culturas de Mato Grosso do Sul.


O resultado foi o envolvimento dos estudantes que demonstraram seus talentos para a comunidades escolar, encenando, por exemplo, uma das primeiras batalhas da Guerra do Paraguai, na qual o Tenente Antônio João foi morto defendendo a nossa pátria no ano 1864, na antiga Colônia Militar dos Dourados (Atual cidade de Antônio João. O teatro foi escrito pelo professor Fábio e encenado pelo 8º ano A.


Os estudantes do 9º ano apresentaram coreografias com músicas tradicionais de MS, e a música “Maria fumaça”, do grupo Tradição levou o pessoal ao delírio. As músicas guarânias e as polcas também foram representadas.


A paisagem urbana de Dourados foi representada pela exposição de fotos, e pelas pinturas orientadas pela Professora Bruna, outros povos essenciais em nossa sociedade também foram refle-tidos nas atividades, como as comunidades indígenas que tiveram um pouco de sua Arte mostrada pelos alunos.


“Penso que momentos como estes são fundamentais dentro do contexto escolar, educação e construção de cidadania, não se faz apenas com quadro e giz. Precisamos pensar formas de ensinar que se fundamentem na construção coletiva e interdisciplinar, de maneira que os educando exerçam protagonismo” declara o Professor Fábio Gomes.

Deixe seu Comentário