Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
33º
Dia-a-Dia

Amanhã tem ação social para mulheres

01 Abr 2011 - 09h35
Amanhã tem ação social para mulheres -
DOURADOS – Uma ação social voltada especialmente à saúde da mulher. Entidades estarão reunidas amanhã de manhã no estacionamento da Paróquia São João Batista, no Jardim Água Boa, para levar informações sobre qualidade de vida. Haverá também exames de mama, tipagem sanguínea, glicemia (necessário estar em jejum), aferição arterial e de Índice de Massa Corpórea (IMC). O evento é uma promoção da Farmácia Galgani de manipulação.

As atividades vão das 8h30 às 12h30. O serviço oferecido será gratuito para as mulheres de todas as idades. Mães que forem acompanhadas de filhos poderão fazer os exames tranquilamente, já que no local haverá pula pula e brincadeiras para as crianças, que serão acompanhadas de recreador.

A farmacêutica Marcela Pedrozo orienta sobre a necessidade das mulheres comparecerem à ação social, principalmente aquelas com idades superior a 40 anos. Ela ressalta a importância de fazer o exame de mama. Na ação anterior pelo menos 6% das mulheres que procuraram atendimento tinham nódulo mamário. Muitas desconheciam a doença e não sabiam da existência do problema que, see não for tratado, pode se transformar em câncer.

Durante toda a manhã deste sábado haverá também palestras para a comunidade numa tenda montada para esclarecer os diferentes tipos de dúvidas. Às 9h, o tema em debate vai tratar sobre os cuidados da pele aos 20, 30, 40 e 50 anos, com a farmacêutica Marcela Pedrozo.

Às 10h, o assunto em pauta vai abordar dicas práticas de como ficar em forma sem sair de casa, com a educadora física Janaína Valadão. Já às 10h40 o assunto em destaque é a saúde da mulher e incontinência urinária, com a fisioterapeuta Leisimari Molina. A última palestra vai debater sobre o emagrecimento saudável, com a nutricionista Cristina Turatto.

Várias outras atividades também serão realizadas no período da manhã, como orientações odontológicas. Esse serviço será realizado por estudantes da Unigran. Se constatado algum tipo de patologia, a pessoa será encaminhada para a clínica da universidade, com tratamento gratuito. Esse mesmo tipo de atenção será dada para as mulheres que estiverem com o IMC acima da média.


A farmacêutica Marcela Pedrozo explica que a obesidade, resultado do alto IMC, pode ocasionar doenças como hipertensão e diabetes. As pacientes com esse índice elevado também serão encaminhadas a tratamento, no Núcleo de Nutrição da Unigran. O exame da mama será feito por acadêmicos de medicina da UFGD. Todos os serviços serão acompanhados por professores de ambas as universidades.

Os exames de tipagem sanguínea e glicemia serão feitos pela clínica JP Mansur. Em junho a Farmácia Galgani pretende fazer outra ação social em comemoração aos 22 anos da empresa. Esse mesmo evento será repetido em outubro, porém o público alvo será a terceira idade.

Deixe seu Comentário