Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
Dourados

Alunos expõem motores em feira na Unigran

08 Jun 2016 - 07h32Por Do Progresso
Os grupos desenvolveram projetos de motor com funcionamento de princípio a vapor, motor eletromagnético, motor ar quente, junta universal, gerador de hidrogênio, entre outros. - Os grupos desenvolveram projetos de motor com funcionamento de princípio a vapor, motor eletromagnético, motor ar quente, junta universal, gerador de hidrogênio, entre outros. -
O curso de Engenharia Mecânica da Unigran realizou a I Feira de Experimentos Mecânicos. Os acadêmicos do 1º semestre expuseram diversos protótipos de motores. Os grupos desenvolveram projetos de motor com funcionamento de princípio a vapor, motor eletromagnético, motor ar quente, junta universal, gerador de hidrogênio, entre outros.

A atividade feita na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica teve como objetivo fortalecer a criatividade dos estudantes, além de colocar em prática o que estudam na teoria.
O coordenador do curso, Guilherme Rangel de Lima, menciona que o estudante que procura o curso tem uma vocação para mexer com equipamentos, máquinas, a desenvolver e criar ideias e, com a Feira, coloca na prática a criatividade.

"Tivemos dois grupos com motor stirling com princípio a vapor, grupos com motor eletromagnético, motor a ar quente, motor solenoide, mecanismo como no caso da junta universal e o gerador de hidrogênio, que é uma tecnologia que várias universidades pesquisam que se pode dizer que é o futuro do combustível do automóvel, esse é um equipamento que produz com custo baixo", destaca Guilherme Rangel.
Muitos desses trabalhos já foram desenvolvidos total ou parcialmente em alguma universidade, a ideia foi melhorar a dificuldade, a qualidade e a complexidade do projeto.

O grupo do acadêmico Adriano Ghiggi demonstrou o conceito da utilização das engrenagens semiesféricas na transmissão do movimento circular e juntas articuláveis no trabalho.
"O protótipo transmite movimento de rotação através de uma articulação, o diferencial é que não tem uma limitação da angulação de giro, da inclinação de eixo, ele gira 360º em torno do próprio eixo e na articulação. Isso pode ser utilizado em braços robóticos, por exemplo", explica Adriano.
Outro grupo desenvolveu uma célula de hidrogênio. Diego Gomes de Medeiros, um dos integrantes do trabalho, comenta que pegaram o conceito de célula de hidrogênio para carro e converteram o trabalho em um projeto com geração de gás. "O intuito desse trabalho é substituir o consumo de combustíveis fósseis por combustível limpo e renovável", afirma.

Outro trabalho interessante foi do grupo do estudante Welis Franco Teodoro, que desenvolveu um sistema de geração de energia movido a ar comprimido.
"Temos hoje em dia vários tipos de geração de energia como as termoelétricas, hidrelétricas e as eólicas, sendo assim, desenvolvemos um protótipo de um sistema com ar contínuo de ar comprimido, o ar movimenta o redutor que gera energia. As empresas podem adotar esse sistema por ser simples, barato e efetivo", ressalta.

Deixe seu Comentário