Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
14º
Dia-a-Dia

Aguilera quer ações contra dengue na aldeia

03 Dez 2015 - 10h19
Aguilera quer ações contra dengue. - Crédito: Foto: DivulgaçãoAguilera quer ações contra dengue. - Crédito: Foto: Divulgação
Preocupado com a situação da reserva indígena em relação à epidemia da dengue, o vereador Aguilera de Souza (PSDC) apresentou na Câmara, indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópia ao secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira e ao coordenador distrital da Sesai Lindomar Ferreira, solicitando ações constantes de combate à dengue nas aldeias e acampamentos indígenas de Dourados.


De acordo com Aguilera, os postos de saúde indígena e o hospital da Missão Evangélica Caiuá vêm recebendo grande número de indígenas com sintomas da dengue. E por conta dessa situação, o vereador relata já fez indicação nesse sentido e até foi atendido, “porém o surto de dengue na época não era tanto quanto agora”.


“Há algum tempo fiz uma indicação e fui atendido pelo secretário de saúde do município. À época, nos preocupava a possibilidade de a epidemia que estava tendo na cidade e em outras regiões chegasse à aldeia, que até então não havia registrado nenhum caso de dengue”, explica Aguilera.


Segundo o vereador, hoje os postos de saúde estão lotados de pessoas que foram picadas pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, confirmando a epidemia de dengue na aldeia. Aguilera ainda relata que não quer apenas ações de combate à dengue na reserva indígena, mas, também, nos acampamentos indígenas que estão ao redor da cidade.


“Gostaria que estas ações de combate a dengue pudessem chegar também aos acampamentos indígenas e quilombolas que estão nas proximidades da cidade; até porque, não chove apenas na cidade e aldeia, mas também em todos os lugares, e essa situação é favorável à procriação do mosquito da dengue”, alerta Aguilera.

Deixe seu Comentário