Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
22º
Meio Ambiente

Agrotóxico ilegal pode estar matando bovinos em MS

14 Abr 2016 - 17h33
Veneno é utilizado para combater doenças nas lavouras de soja. Foto: Visão Popular - Veneno é utilizado para combater doenças nas lavouras de soja. Foto: Visão Popular -
A utilização de agrotóxicos ilegais em lavouras de soja em mato Grosso do Sul podem estar desencadeando a morte de dezenas de bovinos. A denuncia vem do assentamento Vacaria, na região de Sidrolândia. De acordo com o site Visão Popular, desde o ano passado o produtor rural Antonio Estancalim Castilho, vem registrando mortes . Segundo ele, neste período já ocorreram 4 mortes, sendo 3 por abortos.

Antonio aponta o inseticida aplicado, nas lavouras lindeiras de sua propriedade, como a possível causa das mortes, pois, segundo ele, elas ocorreram na mesma época em que foi feita aplicação dos agrotóxicos, com a finalidade de controlar insetos na lavoura de soja.

A desconfiança do produtor, relativa a última morte, é de que o tanque do pulverizador estivesse com resquícios de inseticida, pois dias antes da morte do animal, o vizinho havia feito uma aplicação de herbicida, que inclusive, com a deriva, atingiu a pastagem de Antonio, deixando uma um rastro de plantas mortas (braquiária), local onde o gado se alimentava na época.

De acordo com o site folha de Dourados, o deputado federal Zeca do PT irá denunciar o uso de agrotóxico ilegal em MS na promotoria de Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente, Ibama e na Câmara Federal.

Deixe seu Comentário