Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Edições Especiais

Administrações de Tetila se destacam pela modernidade e investimentos no social

18 Dez 2015 - 11h49
Laerte Tetila foi prefeito de Dourados por dois mandatos. - Crédito: Foto:  Acervo O PROGRESSOLaerte Tetila foi prefeito de Dourados por dois mandatos. - Crédito: Foto: Acervo O PROGRESSO
Marcos Morandi


O professor José Laerte Cecílio Tetila tem registro garantido na história de Dourados. Com administrações marcadas pela modernidade e por investimentos em setores sociais, conseguiu implementar ações consideradas importantes, principalmente no setor habitacional e no fomento ao desenvolvimento do comércio e da indústria.


Durante o período em que esteve à frente do executivo municipal, de 2001 a 2008, Tetila também construiu 1.800 moradias populares e concentrou esforços na recuperação da pavimentação e na obra de novos asfaltos com trabalhos de articulação junto à Câmara Federal e ao Governo, com a liberação de emendas federais. Ele também foi responsável pela reestruturação da Secretaria de Economia Solidária.


Na área da educação o prefeito Laerte Tetila, ao lado da primeira-dama, Zonir Tetila, procurou fortalecer o papel da educação não só no aspecto infantil, com a construção de Centros de Educação Infantis (Ceinfs), como no investimento da educação básica, com a construção de escolas. Na condição de professor de ensino superior, também buscou recursos para serem destinados à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e foi um dos articuladores da criação da Universidade Federal da Grande Dourados (UGFD), possibilitando o fortalecimento da cidade como polo universitário, agregando investimentos, também, de outras instituições privadas, já existentes, como a Unigran e a Uniderp.


Durante as gestões de Tetila, Dourados vivenciou a experiência de receber investimentos no setor industrial, com a implantação de usinas de processamento da cana. Além disso, importantes concessionárias do setor automobilístico, como Mazda, Citroen e Peugeot. Outra ação importante da administração petista Laerte Tetila, foi inauguração do Shopping Avenida Center.


O centro comercial, entregue em 6 de junho de 2006, foi responsável pela transferência de diversos estabelecimento comerciais que estavam instalados na área central e também atraiu novas empresas do setor comercial. Com a inauguração do shopping, começou a acontecer uma espécie de transformação urbana de Dourados.


Nascido em Santo Anastácio, interior de São Paulo, antes de entrar para a política, Tetila atuava na área da educação. Com Mestrado em Geografia, também contribuiu para a cultura do município e do Estado, com a publicação de dois livros, o “Marçal de Souza Tupã I – Um Guarani que Não se Cala” e “O Movimento Reivindicatório do Magistério – MS”, escrito em parceria com o professor Wilson Biasotto. Além de dois mandatos na Prefeitura, Tetila, foi vereador por duas vezes e deputado estadual.

Deixe seu Comentário