Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
24º
Renove sua CNH
Dourados

Abandonada e com biblioteca fechada, praça vira “fumódromo”

17 Mai 2016 - 17h17
Praça se encontra deteriorada. Foto: Hédio Fazan - Praça se encontra deteriorada. Foto: Hédio Fazan -
Sem utilidade e com a Biblioteca Pública Vicente de Carvalho fechada há mais de um ano, a praça Antônio Alves Duarte, conhecida como Praça do Transbordo, virou um local de encontro de usuário de drogas.

De dia, se vê um local apenas abandonado, com jovens andando de skate, conversando, casais namorando e pessoas passando por lá. Porém, quando chega à noite, de acordo com estes jovens que estavam no local, a praça virou um fumódromo, onde pessoas compram e vendem drogas, ou vão também para beber.

Até mesmo já houve caso de prostituição em flagrante em 2012, quando a Ronda Comunitária da Guarda Municipal pegou um trio fazendo sexo dentro do banheiro da praça. De acordo com a GM, um adulto e um adolescente foram assediados por um homem que os convidou para um programa sexual. Flagrados durante o ato, foram detidos e levados à delegacia.

Ainda segundo os jovens, é visível o consumo de drogas de noite e a biblioteca abandonada tem um enorme buraco que, inclusive serve de entrada para abrigar pessoas, provavelmente, sem tetos e adictos. "Até de dia às vezes tem isso. De vez em quando, vem a guarda municipal aqui, dá um susto nos bêbados, eles escondem a bebida, mas continua tudo igual," disse uma jovem.

De acordo com um comerciante da redondeza, "até mesmo por volta das 4h30 da tarde, usuários de drogas já começam a incomodar. Pedem dinheiro, um real, ou para usar o banheiro. Até colocamos preço para usar o banheiro por causa disso, já que eles vinham e sujavam todo o banheiro", ressalta ele.

Na década de 70 a Praça Antonio Alves Duarte era um dos cartões postais da cidade e onde muitas pessoas se reuniam para assistir a um dos poucos aparelhos de TV então disponíveis na cidade. Os adultos, crianças e jovens também tinham o local como referência para a prática da convivência.


##### Providências

O Governo do Estado anunciou recentemente que atendendo a um pedido da população, vai executar uma ampla revitalização no local. Para isto já elaborou projeto, que prevê em sua totalidade uma restauração completa da praça, em todos os seus aspectos, bem como da Biblioteca "Vicente de Carvalho", instalada em seu interior. O objetivo é devolver ao espaço a condição de "cartão postal" de Dourados, preservando a memória de muitos douradenses que nas décadas de 60 e 70 fizeram daquele local um ponto de encontro da juventude, adultos, crianças e idosos.

Para custear esta obra, o Ministério do Turismo já empenhou (autorizou) recursos da ordem de R$ 487,5 mil, referentes à primeira parcela do projeto. A proposta foi cadastrada junto ao Governo Federal pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), prevendo investimentos de R$ 2 milhões. Os investimentos foram viabilizados, via emenda parlamentar do deputado Geraldo Resende.






Deixe seu Comentário