Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Assinaturas

Abaixo-assinado pede Delegacia do Idoso em MS

14 Jul 2016 - 18h50Por Do Progresso
Frente Parlamentar  entregou 15 mil assinaturas para Sejusp. - Crédito: Foto: AssessoriaFrente Parlamentar entregou 15 mil assinaturas para Sejusp. - Crédito: Foto: Assessoria
A Frente Parlamentar em defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou a entrega de 15 mil assinaturas para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) coletadas a favor da criação e implantação de Delegacias Especializadas no atendimento ao idoso em Mato Grosso do Sul.


Os apoios foram colhidos durante quatro meses em dez cidades. Com o auxílio das instituições parceiras da Frente Parlamentar, a coleta de assinatura passou por universidades, instituições, órgão públicos, privados, entre outros. O objetivo dessas delegacias especializadas é atender os cidadãos acima dos 60 anos de maneira adequada e completa, prestando assistência psicossocial e evitando as reincidências.


Todo o material foi entregue ao superintendente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Coronel Deusdete de Oliveira, que recebeu das mãos do coordenador-presidente da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara, as mais de 15 mil assinaturas. Deusdete ressaltou a importância da Frente Parlamentar na luta dos direitos da pessoa idosa, "Essa ação é uma demonstração de respeito e responsabilidade com os idosos. Não tenho dúvidas que essa ação vai ser efetivada" avalia.


Serão adicionadas ao abaixo-assinado mais duas mil assinaturas coletadas em Campo Grande, totalizando a contribuição de 17 mil pessoas para a criação das delegacias. Para Renato Câmara, o apoio popular foi essencial "as assinaturas representam o anseio da população, confere à nossa iniciativa maior credibilidade. Os cidadãos têm a percepção da importância que esse atendimento especializado tem".


Durante a reunião, foi entregue ao representante da Sejusp, um anteprojeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo, para instituir a Política de Segurança Pública da Pessoa Idosa no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul.

Demais encaminhamentos


Também foi apresentado durante a reunião um balanço desde o início do projeto. Até o momento, foram realizadas 14 audiências públicas em diversas cidades do estado. Além das 30 Frentes Parlamentares Municipais que foram criadas durante o processo.


"Desde o início da frente, conseguimos grandes conquistas para os idosos. Aprovações de leis, as frentes municipais, e agora, conseguimos mais esse importante passo para darmos início da criação da delegacia. A Frente tem dado importantes passos no sentido de melhorar as políticas públicas dos idosos", avalia Câmara.


Também foram apresentados os eixos discutidos na Conferência Nacional da Pessoa Idosa, realizada em maio deste ano e a análise sobre o sistema da disponibilidade das passagens gratuitas intermunicipais destinadas aos idosos e às pessoas portadoras de deficiência.


No decorrer do evento, foram solicitados a realização de uma audiência pública para a discussão da Previdência Social e o aumento no número de vagas destinadas aos idosos em hospitais.


Ao lado do deputado Renato Câmara estiveram presentes o o deputado estadual João Grandão, Cel. Deusdete de Oliveira (Sejusp), representantes da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, do Detran, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, do conselho Estadual dos Direitos Humanos e demais autoridades.

Deixe seu Comentário