Política

Laudir deixa Câmara e Comissões podem emperrar

30 JAN 2011 • POR • 22h44
Vereador se afasta pro questões particulares Foto: div.

#####Flávio Verão

DOURADOS – O suplente de vereador Laudir Munaretto (PMDB) pediu afastamento da Câmara de vereadores. Ele ocupa vaga deixada pela vereadora Délia Razuk, que atualmente assume a função de prefeita tampão em Dourados. Com a saída de Laudir, assumiria o posto o ex-vereador Paulo Falcão. O problema é que ele não estaria interessado, dando a oportunidade, na linha sucessória, para o radialista Marcelo Mourão.

O pedido de afastamento de Laudir, por motivos de caráter pessoal, teria ocorrida na sexta-feira, mas será oficialmente feito hoje. Os parlamentares farão nesta manhã uma reunião para escolher seu substituto nas comissões processantes que investigam os vereadores afastados, bem como a convocação do sucessor na Câmara.

“Minha decisão é apenas de caráter pessoal/profissional, já que tenho uma empresa para cuidar”, justifica. Ele é dono de um buffet. Munaretto alega que a sua saída não vai prejudicar ou interferir no andamento das comissões processan-tes, as quais faz parte. “Consultei a assessoria jurídica da Câmara e fui assegurado que o meu afastamento não pre-judicará em nada”, aponta.

No entanto, sua saída é considerada por outros membros da CP’s como um “grande atraso”. Laudir presidia a Comissão que investiga o vereador Aurélio Bonatto (PDT). Era ainda relator da CP de Marcelo Barros (DEM) e membro da Comissão que investiga Zezinho da Farmácia (PSDB). A CP de Bonatto e Barros estão na fase de oitiva (onde as testemunhas são ouvidas). As Comissões Processantes investigam oito vereadores por quebra de decoro parla-mentar.

Segundo o vereador presidente de comissões, Walter Hora, o afastamento de Laudir vai atrasar o andamento das comissões. “Ele tomou decisão num momento considerado crítico, diante de importantes investigações que estamos fazendo. Sua saída vai emperrar o trabalho, mas acredito que não deve prejudicar”, avalia Walter Hora.

#####SUCESSÃO
A suplência do PMDB deixada por Laudir Munaretto será ocupada por curto espaço de tempo. Com a eleição para prefeito de Dourados, no próximo domingo, 6 de fevereiro, a prefeita interina Délia Razuk voltará para a Câmara. Ela entrará no lugar do suplente. O radialista Marcelo Mourão assinalou interesse ocupar o cargo, mesmo que por poucos dias.