Esporte

Kim Clijsters e Na Li voltam a duelar e decidem o título do Australian Open

28 JAN 2011 • POR • 20h05
Tricampeã do US Open (2005, 2009 e 2010), Kim Clijsters busca sem primeiro Grand Slam fora dos Estados Unidos. Primeira tenista - homem ou mulher - asiática em uma final de simples deste porte, Na Li tenta outro feito histórico para a China. Números 3 e 11 do mundo, respectivamente, duelam neste sábado, às 6h30m (de Brasília), pelo troféu do Australian Open.

\'Aussie Kim\', ou Kim australiana, como Clijsters é chamada na Austrália desde que namorou o ídolo local Lleyton Hewitt, ela de uma imponente vitória sobre a número 2 do mundo, Vera Zvonareva. O triunfo, aliás, colocará a belga na vice-liderança do ranking assim que a WTA divulgar a próxima lista, logo depois do torneio australiano. Se levantar o troféu, Clijsters também ficará bem perto de Caroline Wozniacki, atual número 1 do mundo.

Em Melbourne, Wozniacki parou nas semifinais, diante justamente da Na Li, que salvou um match point no segundo set e ganhou confiança para derrotar a dinamarquesa e três sets. A chinesa ainda não perdeu em 2011 e já acumula 11 triunfos, Um deles, sobre Clijsters, sua oponente deste sábado.

Há pouco mais de duas semanas, na final do WTA de Sydney, Na Li saiu com o título. A belga abriu 5/0 no primeiro set e dava a impressão de que venceria com facilidade, mas sofreu um de seus apagões e permitiu a virada. Ela tem seus motivos para acreditar que a decisão em Melbourne pode ter outro resultado.

- É claro que obviamente eu quero mudar algumas coisas. Primeiro, minha preparação mental em Sydney. Acho que não estava 100% pronta para competir contra ela naquela partida. E ela jogou incrivelmente bem, provavelmente o melhor que já vi contra mim. Então será duro.

Desde que Clijsters abandonou a aposentadoria para voltar ao circuito, ela e Na Li se enfrentaram duas vezes. Além da final de Sydney, as duas se encontraram nas quartas de final do US Open de 2009. Clijsters levou a melhor e, cinco dias depois levantou o troféu do torneio.

#####Mudanças à vista no ranking

Atual número 3, Kim Clijsters já garantiu que ultrapassará Vera Zvonareva e assumirá a vice-liderança do ranking. No entanto, se a belga conquistar o título, vai chegar a 8.515 pontos e colar em Wozniacki, que ficará com 8.655.

Na Li, 11ª atualmente, já tem garantido o sétimo posto, melhor de sua carreira. Se, no entanto, ela levantar o troféu neste sábado, subirá para a quinta colocação, ultrapassando também a australiana Samantha Stosur e a americana Venus Williams.


(g1)