Saúde

Surge 1ª suspeita de dengue 4 em MS

26 JAN 2011 • POR • 23h20
Campo Grande é um dos municípios estrategicamente monitorados para controle da dengue - Foto: David Majella
DOURADOS – Surgiu esta semana em Mato Grosso do Sul a primeira suspeita de dengue do tipo 4. A Secretaria de Estado de Saúde está monitorando paciente residente em Campo Grande que pode ter contraído o vírus no Estado do Pará, onde foi confirmado até agora um caso positivo da dengue tipo 4.
A Saúde aguarda o laudo do exame sorológico. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria, até ontem à tarde ainda não havia saído o resultado.

A preocupação com o vírus da dengue tipo 4 existe porque em Mato Grosso do Sul circula apenas o 1, 2 e 3. Em função das epidemias anteriores estes vírus já não têm resistência para detonar uma epidemia no Estado.
Já o tipo 4, que não aparece no Brasil há quase 30 anos, é um forte “candidato” a disseminar a doença, já que as pessoas estão vulneráveis em relação a este sorotipo da dengue.

O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, que é doutor em medicina tropical pela Fiocruz e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), acredita que a entrada do vírus no Estado é questão de tempo. Caso isso aconteça existe a grande possibilidade de causar uma epidemia de dengue.

Ele esclarece que o vírus 4 não é mais e nem menos agressivo em relação ao 1, 2 e 3. “O vírus da dengue não tem uma escala de agressivilidade, apenas a nomeclatura é diferente”, explica.

No Brasil a dengue tipo 4 se manifestou em Roraima, que fechou o ano de 2010 com 12 casos confirmados, dois quais 11 foram na capital, Boa Vista. Em Bélem, no Pará foi confirmado um caso e outro em Manaus.

Segundo as autoridades em Saúde, devido a proximidade de Mato Grosso do Sul com esses estados e pela grande circulação de viajantes entre estas regiões, o Estado está em alerta máximo. Conforme dados do Ministério da Saúde, entre os 16 estados que correm risco muito alto de uma epidemia de dengue no Brasil, Mato Grosso do Sul é um deles.