Mundo

Candidato governista deve desistir de disputar 2º turno no Haiti, diz partido

26 JAN 2011 • POR • 00h35
Cartazes da candidatura de Jude Celestin são vistos nas ruas de Porto Príncipe, capital do Haiti, em 20 de janeiro. - Foto: Reuters
O candidato governista à presidência do Haiti, Jude Celestin, deve se retirar da disputa eleitoral, disseram nesta terça-feira (25) senadores de seu partido.

A retirada seria confirmada até quarta. Ela se segue à crescente pressão internacional para retirá-lo da disputa por conta de denúncias de fraude.

\"O candidato de nosso partido Inite, Jude Celestin, vai se retirar da corrida presidencial para facilitar uma solução para a crise eleitoral\", disse o senador Franky Exius. Outro senador, Joseph Lambert, confirmou a intenção.

Segundo os resultados preliminares publicados pelo Conselho Eleitoral, Celestin ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições de 28 de novembro, com 22% dos votos, atrás da ex-primeira-dama Mirlande Manigat (31%) e na frente do cantor Michel Martelly (21%).

No entanto, esses resultados foram impugnados pela maioria dos candidatos, em meio a acusações de fraude, e uma missão de especialistas internacionais da OEA analisa a votação e recomendou eliminar do segundo turno Celestin, candidato do atual presidente, René Preval, em favor de Martelly.

(g1)