Cidades

Câmara de Bovinocultura traça metas

24 JAN 2011 • POR • 22h29
Secretária Tereza Cristina diz que a pecuária teve grandes ganhos em 2010 - Foto: Divulgação
CAMPO GRANDE - A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina da Costa Dias, participou ontem de manhã da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Bovinocultura e Bubalinocultura de Mato Grosso do Sul. A reunião serviu para fazer um balanço das ações e conquistas de 2010 e estabelecer as metas a serem trabalhadas ao longo de 2011. Tereza Cristina afirmou que a pecuária teve grandes ganhos no ano que passou e citou conquistas como o ajuste do rebanho, a unificação do banco de dados e a criação do Fundo para as culturas de milho e soja (Fundems).

O coordenador da Câmara, José Lemos Monteiro, abriu os trabalhos falando da importância do planejamento na atividade e avaliando os resultados obtidos no último ano. “Precisamos melhorar nossas proposições e tornar nossos argumentos mais atrativos”, ponderou Monteiro que também anunciou que pretende defender a criação de um fundo da pecuária, a exemplo da conquista obtida pela soja e milho em 2010.

Para Tereza, 2011 tem que ser um ano de avanços quantitativos no Programa Novilho Precoce e para isso garantiu a liberação de técnicos para palestras em sindicatos rurais do interior do Estado a fim de formar multiplicadores do programa. “Quero que vocês me tragam os problemas para irmos em busca das soluções . Temos também que mobilizar nossa bancada federal, principalmente no que diz respeito ao não contingenciamento dos recursos para o setor”, ressaltou.

Os integrantes da Câmara setorial ficaram bastante animados depois de ouvirem a secretária e se comprometeram a fomentar ainda mais a participação dos produtores no Programa Novilho Precoce. A meta é chegar a, pelo menos, 450 mil cabeças até o final de 2011. Uma nova reunião da Câmara setorial da bovinocultura e bubalinocultura já ficou agendada para o dia 21 de fevereiro, quando então o coordenador José Lemos Monteiro se comprometeu a apresentar novas propostas para a expansão do Programa.

Monteiro também adiantou que nesse próximo encontro divulgará os preparativos para o Congresso Internacional da carne que acontece em junho desse ano em Campo Grande.

A Câmara, que foi criada em 2003, conta com a participação de representantes de entidades ligadas ao setor, entre elas a Acrissul, Agraer, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, Banco do Brasil, CRMV/MS, Embrapa, Famasul e Iagro, que trabalham no fomento ao aprimoramento técnico e quantitativo do setor.