Economia

Toyota mantém liderança mundial

25 JAN 2011 • POR • 03h40


TÓQUIO, 24 Jan 2011 (AFP) -A montadora japonesa Toyota manteve em 2010 o posto de número um mundial, com 8,42 milhões de veículos vendidos, apesar da crise dos recalls que afetou a empresa no início do ano passado, segundo números divulgados pelo grupo nesta segunda-feira.

O resultado representa uma alta de 8% nas vendas na comparação com 2009, segundo a montadora.

A Toyota superou por pouco a americana General Motors, que vendeu 8,39 milhões de unidades, segundo números apresentados pela empresa com sede em Detroit.

No final de 2009 e início de 2010, a Toyota convocou recalls para quase nove milhões de carros no mundo depois de constatados diversos problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que podiam ser bloqueados, e no sistema de freio, que reagia com atraso, em uma da piores crises da história do grupo.

A turbulência afetou a imagem de confiabilidade na qual baseava sua fama.

O impacto na mídia foi particularmente forte nos Estados Unidos, afetado pela maioria dos recalls, com uma Comissão Parlamentar de Inquérito ouvindo em audiência o presidente Akio Toyoda, em meio à comoção do público.

O grupo japonês aceitou pagar altas multas nos Estados Unidos. Enfrentou, além disso, queixas coletivas denunciando dezenas de mortes relacionadas às falhas, embora alguns acidentes tivessem sido causados, também, por erros humanos, de direção, segundo autoridades americanas.

A Toyota liderava a lista mundial desde 2008, quando tirou a vez da GM - primeira no ranking por mais de 70 anos.

A montadora, com sede em Nagoya (centro do Japão), não considera importante, no entanto, o primeiro lugar mundial em termos de vendas.

\"Nosso objetivo é ser o número um para os clientes, em termos de serviço e de satisfação do consumidor\", explicou o porta-voz Paul Nolasco, à AFP.

Nos Estados Unidos, suas vendas estancaram em 2010, ano relativamente forte para o setor, que se recuperou dos efeitos da recessão de 2008-2009.

\"Temos muito boas vendas na Ásia\", advertiu Nolasco.

No Japão, seu primeiro mercado, a Toyota beneficiou-se do grande sucesso do modelo híbrido Prius (funcionamento com gasolina e eletricidade), no primeiro lugar das vendas no arquipélago.

Segundo Mamoru Kato, economista do centro de pesquisa Tokai Tokio, a manutenção do construtor japonês no primeiro lugar representa \"boa notícia para a empresa\". \"Mas a tendência mostra que a GM logo vai ultrapassar a Toyota\", advertiu.

Em novembro passado, a GM retornou com sucesso à bolsa onde obteve 23,1 bilhões de dólares.

A Toyota, com todas suas marcas incluídas espera vendas de 8,61 milhões de vehículos em 2011.

pn/fp/sd


(G1.com)