Cidades

Territórios da Cidadania faz reunião

21 JAN 2011 • POR • 22h24
Secretário de Governo, e vice-prefeito de Maracaju Alberto Kuendig - Foto: Reginaldo Ferreira
Maracaju - O Territórios da Cidadania da Reforma da região do Conesul realizou em Maracaju a primeira reunião do ano de 2011, nesta quarta feira, no plenário da Câmara. A Informação é do Secretário Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Vice Prefeito de Maracaju Alberto Kuendig.

De acordo com engenheiro agrônomo Erminio Guedes dos Santos, consultor do Território da Cidadania do Conesul, o programa tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. “A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia”.

O Secretário Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Vice Prefeito de Maracaju Alberto Kuendig mencionou que com no territórios algumas ações sertão tomadas diante de um colegiado, “proporcionando implanta-ção, ações que venham de encontro ao grupo, no caso de Maracaju com mais dez municípios vizinhos, unindo forças para um bem comum, proporcionar qualidade de vida a nossa comunidade, temos 16 projetos em andamento, em diversos setores, na aldeia, quilombola, assentamentos, na área de saúde entre outros”, relata Alberto
Territórios da Cidadania da Reforma - abrange uma área de 38.498,00 Km² e é composto por 11 municípios: Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

A população total do território é de 212.294 habitantes, dos quais 56.429 vivem na área rural, o que corresponde a 26,58% do total. Possui 8.505 agricultores familiares, 9.019 famílias assentadas, 05 comunidades quilombolas e 6 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,75. O evento contou com a participação dos vereadores João Rocha e Kleber Barbosa, secretários Carolina Ferreira (Educação), Eldo Vieira (Saúde), Mary Saad (Assistência Social), Ermeto Lazaretti (Obras), Diretor de Recursos Humanos Paulo Kuramoto, Comandante dos Bombeiros Tenente Edimar Gonçalves, Diretor de Desporto Eder Olinski, cacique da Aldeia Sucuri’y Mauri da Silva Almeida.