Rural

Chuva instável prejudica lavouras

21 JAN 2011 • POR • 05h32
Clima colabora com as lavouras de soja, apenas em algumas áreas não chove há pelo menos 20 dias - Foto: Hédio Fazan
Outro problema segundo ela, são as estradas de acesso às fazendas “que estão em estado lastimável”. Ela diz que até o final do mês a produção já começa a ser colhida e acredita que os produtores da região terão muita dificuldade para transportar a produção.

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomanizi, explica que em geral as lavouras em Dourados estão se desenvolvendo muito bem com as chuvas. No entanto, não tem sido uniforme. Em alguns locais e não chove há mais de 20 dias, fato que preocupa os produtores, já que a soja está em pleno desenvolvimento.

A colheita da safra atual está prevista para começar nos primeiros dias de fevereiro e vai até começo de março. A previsão feita pelos técnicos da área agrícola junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é que Dourados deverá colher, na safra atual de soja, 436.800 mil toneladas de grãos. O município manteve a área da safra 2009/2010, que foi de 140 mil hectares. O rendimento médio previsto é de 3.120 quilos por hectares.