Economia

MS vai leiloar 10 toneladas de trigo

18 JAN 2011 • POR • 20h25
Na última safra, MS colheu 65 mil toneladas do grão - Foto: Divulgação
DOURADOS - Mato Grosso do Sul ofertará 10 mil toneladas de trigo no leilão do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) que será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira, 20 de janeiro. A inclusão do Estado nos leilões do PEP de trigo ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, em audiência com o ministro da agricultura, Wagner Rossi, oficializou o pedido de participação de MS no PEP do cereal.

Segundo divulgou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o objetivo da operação é garantir o preço mínimo de R$ 477,00 para o trigo Classe Pão tipo 1. Na última safra, MS colheu 65 mil toneladas do grão.
No total, 390 mil toneladas do produto, das safras 2008/9 e 2009, encontram-se disponíveis para o leilão. São 190 mil do Paraná, 150 mil do Rio Grande do Sul, 30 mil de Santa Catarina, 10 mil de São Paulo e 10 mil de Mato Grosso do Sul.

Além de MS, os produtos estão estocados em armazéns nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. O valor do prêmio ainda não foi divulgado pelo Mapa.

O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) é um valor caracterizado como incentivo concedido pelo governo à agroin-dústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e leva para regiões que demandam necessidade de abastecimento.