Esporte

Mariza Araujo discute politicas de esporte no PR

15 JAN 2011 • POR • 10h24
Mariza Araujo que participa de discussõs sobre esporte e lazer no Paraná - Foto: Divulgação
DOURADOS – a professora Mariza Araújo participa no período de 16 a 19 de janeiro, em Foz do Iguaçu-PR do 26º Congresso Internacional de Educação Física. Representante de Mato Grosso do Sul, ela terá participação no II Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica que será coordenado pelo presidente da Academia Olímpica do Brasil, professor Jorge Steinhilber e professora Luiza Parente, ex-ginasta brasileira e também no IV Fórum de Educação Física Escolar.

A discussão tem por objetivos sensibilizar para o uso da Pedagogia do Olimpísmo e dos valores sócio-esportivos na Educação Física, avaliar o tema olimpismo no interesse dos Países Latino Americanos e do Brasil, avaliar o desenvolvimento do Olimpismo no Brasil por intervenção da Academia Olímpica Brasileira-COB e dos Grupos de Pesquisa em Estudos Olímpicos de universidades brasileiras e ainda sugerir temas e meios de intercâmbio entre países do Mercosul com base nos Estudos Olímpicos.

No IV Fórum de Educação Física Escolar o foco será mais abrangente para as discussões da Educação Física Escolar, indo além das questões estruturais e pedagógicas, ou seja, há a necessidade de discussões mais epistemológicas e políticas que conduzam a visualização do contexto social da formação e da atuação do profissional de educação física.

Neste fórum Mariza Araújo participa das temáticas 3 - Diretrizes Curriculares e a Formação de Professores em Educação Física Escolar e 5 – Desporto escolar.

Segundo a professora Mariza Araújo, que participa das discussões como membro do CREF11-MS/MT, nas questões dos legados dos megaeventos especialmente do legado social, no contexto do tsunami esportivo que irá aportar no Brasil nos próximos anos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, a mesma vê com bons olhos iniciativas do governo federal, para garantir mecanismos de incentivos financeiros a prática esportiva, especialmente na formação de novos valores e talentos esportivos e isso será de suma importância para a Educação Física.

“O Brasil não pode apenas sediar os jogos, mas sim perceber a oportunidade enorme de transformação social, cultural e ambiental. É preciso encorajar o esporte como política que transforma vidas e tê-lo como fator de integração social”, destaca a professora.