Esporte

Paulistão 2011: Palmeiras aposta no entrosamento para apagar traumas

14 JAN 2011 • POR • 16h20
Time de base do paulistão
O Palmeiras inicia 2011 praticamente como na temporada passada. Apoiado por uma torcida carente de títulos e sob desconfiança, o time do técnico Luiz Felipe Scolari estreia às 19h30m deste sábado, no Campeonato Paulista, contra o Botafogo-SP, precisando vencer para aplacar a crise. A meta é levantar um título o mais rápido o possível para tentar amenizar os ânimos nas arquibancadas.

Endividado e envolto em um processo de reestruturação política - o clube tem eleições na próxima quarta-feira -, o Palmeiras dos gramados tenta deixar esses problemas de lado. Experiente, Felipão tem a missão de provar que, se nos bastidores a tensão impera, no campo há planejamento e organização. A aposta do treinador é no entrosamento, já que seu time joga junto desde a temporada passada. Apoiado nos escudeiros Marcos, Kleber e Marcos Assunção, Felipão quer devolver o Palmeiras ao topo de um campeonato, mesmo sabendo das limitações que terá - os reforços vão demorar pelo menos 15 dias para entrarem em campo.

As missões são esquecer as frustrações passadas e recuperar o prestígio com a torcida. E ele realmente não anda em alta. Ao responderem se achavam que seu time será campeão estadual, em enquete nas páginas dos clubes paulistas no GLOBOESPORTE.COM, os palmeirenses foram os que menos clicaram em \"sim\": 76% (contra 94% dos santistas, 89% dos corintianos e 80% dos são-paulinos).

Luiz Felipe Scolari deve repetir a formação que adotou na temporada passada, usando o 4-4-2. Apesar de o desempenho da equipe ter sido ruim em 2010, o Palmeiras conseguiu mostrar um bom meio de campo, principalmente com os passes de Marcos Assunção e a movimentação de Valdivia, quando está em boas condições de jogo. Sem o chileno, que desfalcará a equipe nas primeiras três partidas, Lincoln deve ser o principal armador das jogadas.

Depois de polêmicas com o diretor Wlademir Pescarmona, o atacante Kleber parece ter voltado das férias realmente disposto a acabar com o jejum de títulos do Palmeiras. Vencedor do Paulista de 2008 com o clube, ele foi um dos que apresentaram melhor desempenho nos jogos preparatórios para a temporada. Outro que destaque do jogo-treino contra o Juventus e do amistoso contra o XV de Piracicaba foi o meia Tinga. Ele mostrou potencial nas duas ocasiões, jogando pelo lado direito do campo.

O atacante Lenny deixou o Palmeiras e rumou para o Figueirense. O mesmo aconteceu com o volante Edinho, a caminho do Fluminense, atual campeão brasileiro. Fabrício, zagueiro muito utilizado na temporada passada, não teve o seu vínculo renovado. Os atletas que chegaram foram o zagueiro Thiago Heleno, que estava no Corinthians na temporada passada, o atacante Adriano Michael Jackson, que pertence ao Tricolor das Laranjeiras, mas atuou pelo Bahia em 2010, e o lateral-direito Cicinho, vice-campeão do Paulista com o Santo André no ano passado. Felipão ainda espera a chegada de mais reforços nas próximas semanas.

\"Foram apenas dez dias de preparação, então é claro que o nosso time ainda vai sentir alguma dificuldade nas primeiras partidas. As pernas dos jogadores ainda não reagem como eles imaginam. Mas não tem o que fazer. O campeonato começa no sábado e temos de entrar já para conseguir os três pontos. Nosso planejamento é chegar entre os oito para avançar. E, se possível, com alguma vantagem\", disse o treinador palmeirense

Roberto Galluzzi Jr.: \"Embora o Palmeiras sempre entre para vencer todos os campeonatos que disputa, sabemos quanto o excesso de expectativa tem nos frustrado nos últimos anos. Por isso, o palmeirense inicia a temporada com um pé atrás. Indefinido politicamente, endividado financeiramente e ainda capengando tecnicamente, o Palmeiras de hoje é uma incógnita. Conta com o entrosamento que o Felipão trabalha desde o ano passado, alguns poucos reforços e até mesmo algumas revelações que podem ter, no Paulistão, o palco ideal para mostrar seu talento. Assim esperamos! Ou melhor, nem esperamos, só torcemos... insana e apaixonadamente, afinal... jejum é para monge, estou com fome de títulos! Scoppia Palestra!\". (Clique e visite o blog)

(globoesporte.com)