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Maior problema da Toyota é o design dos carros, dizem especialistas

12 JAN 2011 • POR • 16h25
Toyota Corolla 2011 recebeu apenas leves retoques, com novos para-choques, grade, faróis e lanternas - Foto: AP
É fácil pensar que o maior problema da Toyota é a sua reputação por causa dos danos causados por aceleração involuntária, um dos motivos que obrigaram o retorno de milhões de unidades às concessionárias, e as multas do governo.

Mas o que está prejudicando a empresa é o envelhecimento dos carros, comprovado no Salão de Detroit com a apresentação da linha 2011 do sedã Corolla, que passou apenas por alguns leves retoques no visual.

Durante a última década, a Toyota se apoiou em sua reputação para vender carros no mercado norte-americano, mas depois vieram os recalls, que colocou a qualidade da marca em questão. O resultado foi que em dezembro de 2010 as vendas do Corolla despencaram 35% e do Camry 10%, que está correndo o risco de perder a liderança de uma década para o Honda Accord em 2011.

O CEO da fabricante japonesa, Akio Toyoda, reconhece que a empresa está em uma encruzilhada de design. Ele tem dito várias vezes aos concessionários que está trabalhando para melhorar estilo exterior da marca. A empresa tem \"a intenção de tornar os carros da Toyota mais bonito\", disse Toyoda durante a visita ao Salão do Automóvel de Detroit.

Depois de se tornar a maior montadora do mundo em 2007, a Toyota continuou delegando aos seus executivos no Japão a palavra final sobre as decisões de design para o mercado norte-americano. Alguns questionam se essa mudança deixou a marca em desvantagem em relação, por exemplo, a Hyundai, Ford e General Motors que adaptaram novos projetos especificamente para os compradores de automóveis dos EUA.

De acordo com Mike Jackson, CEO da AutoNation, maior rende de lojas de carros do país, no passado, sedã eram vendidos principalmente baseados em sua qualidade, confiabilidade e valor de revenda. As montadoras acreditavam que \"o estilo deve ser conservador o suficiente para não desagradar as pessoas\", disse ele. \"Eu não acho que isso é o futuro. Agora você tem que se diferenciar\".

Mas há quem conteste que a Toyota está enfrentando uma crise de projeto. \"O estilo é subjetiva\", disse Bob Carter, vice-presidente e gerente geral da divisão norte-americana da Toyota. “Alguns pode dizer carros da Toyota são chatos, mas essa é a desvantagem de ser tão popular”, disse. \"Quando você vê muitos na estrada, eles começam parecer familiar.\"

A próxima geração do Camry é aguardada para o Salão do Automóvel de Nova York, em abril.

(autoesporte.com)