Cidades

Maracaju é contemplado com o Programa

11 JAN 2011 • POR • 14h35
Maracaju está na lista dos 16 municípios contemplados - Foto: Divulgação
Maracaju - Biblioteca Comunitária Professor Antônio de Paula Marques Costa de Maracaju foi a única contemplada do Mato Grosso do Sul na ação modernização de Bibliotecas Públicas do Programa Livro Aberto, implementado pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional.

Além de Maracaju-MS, foram contemplados os municípios de Parintins-AM, Santana-AP, Canindé-CE, Campos Belos-GO, Cachoeira Dourada-MG, Conceição das Alagoas-MG, Coromandel-MG, Cuparaque-MG, Gurinhata-MG, Tupaciguara-MG, Itapegipe-MG, Itacuruba-PE, Jari-RS, Laranjeiras-SE, Santa Tereza do Tocantins-TO.

A lista dos Municípios selecionados no Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas, projeto do Ministério da Cultura de incentivo a bibliotecas de todo o país, foi divulgada dia 31 de dezembro de 2010. As prefeituras se inscreveram nas categorias: Apoio a Bibliotecas Municipais, Implantação de Bibliotecas de Bairro, Distritais e/ou Rurais e Apoio a Bibliotecas Acessíveis.

Os recursos são destinados à compra de acervos, equipamentos e mobiliários, atividades de capacitação dos funcionários e programação e atendimento às pessoas portadoras de deficiências.

O prefeito Celso Vargas ficou satisfeito ao saber que Maracaju está na lista dos 16 municípios do Brasil que foram contemplados, “nossa busca é constante pelo bem estar de nossa comunidade, saber que tivemos o privilégio de receber este benefício é enaltecedor, já que os maiores beneficiados são os nossos estudantes, que terão oportunidade de buscar o conhecimento com maior comodidade”.

Maracaju, distante há 167 km de Campo Grande, possui uma população de 37.669 habitantes, de acordo como Censo 2010. A cidade tem 02 bibliotecas, a Biblioteca Comunitária, situada na Av. Mario Corrêa, em frente ao paço municipal, que atende desde 1999, cerca de 400 pessoas mensalmente.

E recentemente, no mês de setembro de 2010, foi inaugurada a biblioteca da Indústria do Conhecimento, implantada pela FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), intitulada Adersino Valensoela Gomes(In memorian), que conta com acervo de mais de 1,6 mil livros, inúmeros DVDs e CDs, com conteúdos educativos, além de computadores com acesso a internet.


As bibliotecas do Programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidas pelo SESI, em parceria com MEC (Ministério da Educação), MINC (Ministério da Cultura), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).