Tecnologia

Primeiro jornal para iPad tem prejuízo de US$ 10 milhões no trimestre

5 MAI 2011 • POR • 17h40
Jornal digital \'The Daily\', vendido para usuários de iPad - Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP
A News Corp anunciou prejuízo de US$ 10 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal com a operação do \"The Daily\", jornal digital disponível para usuários de iPad. Anunciado em fevereiro pelo magnata Rupert Murdoch, CEO do conglomerado de mídia, o \"The Daily\" começou a cobrar no final de março o valor de US$ 40 pela assinatura anual, ou US$ 1 para ter acesso ao jornal por uma semana.

De acordo com o executivo da News Corp Chase Carey, mais de 800 mil pessoas baixaram o aplicativo para iPad que dá acesso ao jornal digital desde o lançamento da publicação. A empresa não divulgou o número de usuários que, após o período inicial de testes, decidiu pagar pelo jornal eletrônico.

As perdas neste período inicial eram esperadas, segundo Carey, já que apenas recentemente a empresa passou a cobrar pelo jornal, que tem um custo de produção semanal de cerca de US$ 500 mil, a maior parte em salários para jornalistas, diagramadores, programadores e outros profissionais contratados pela publicação.

Até o final do ano fiscal norte-americano, em junho de 2011, a News Corp espera ter investido cerca de US$ 30 milhões na publicação. \"Estamos nos primeiros dias de um novo produto. É um trabalho em andamento, estamos testando a tecnologia e refinando o conteúdo, e o mercado de tablets ainda está na infância\", afirmou Carey.

Os investimentos no \"The Daily\" se juntaram à queda no faturamento de jornais impressos no Reino Unido e na Austrália e afetaram o lucro operacional da divisão de publicações da News Corp, que caiu US$ 82 milhões no trimestre.

A alta no faturamento da área de operações de TV e TV por assinatura, no entanto, minimizaram a queda nos números do grupo, que é dono da agência de notícias Reuters, do jornal britânico \"The Times\", da rede de TV americana Fox e da TV por assinatura Sky.