Política

Conheça o perfil dos candidatos a prefeito

6 JAN 2011 • POR • 23h50
Murilo Zauith - Foto: Hedio Fazan
DOURADOS – As eleições para o mandato tampão de Dourados (2011-2012) serão disputadas entre cinco candidatos. Todos eles já oficializaram a candidatura no Cartório Eleitoral e estão preparando a campanha de rua, que deve começar para valer a partir do final de semana. Concorrem à prefeitura Murilo Zauith (DEM), Elias Ishy (PT), José Araújo (PSOL), Geraldo Sales (PSDC) e Genival Antônio Valeretto (PMN).

De acordo com a resolução nº 453 do Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos já estão autorizados a realizar comícios e colocar carros de som na rua. Como as coligações partidárias e definição de nomes para lançar à prefeitura aconteceram quase que de última hora, o clima de campanha ainda é tímido.

Ainda segundo a resolução, o Juiz Eleitoral designado irá no dia 18 de janeiro fazer o sorteio para a escolha de ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. A campanha no rádio e TV terá início em 20 de janeiro.


Elias Ishy (PT), de 52 anos, é formado em Direito. Ele é natural de Bataguassu (MS) e veio para Dourados quando tinha 2 anos. Bancário, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1989, partido do qual foi presidente municipal entre os anos de 2001 a 2003. Também no PT construiu sua vida na política, sendo vereador por três mandatos consecutivos. Em 2001 foi eleito pela primeira vez.

A reeleição veio em 2005. No final do ano passado ele voltou à Câmara como vereador suplente. Elias Ishy tem o empresário Ricardo Demmamam como vice. Ricardo, que também é do PT, participa pela primeira vez de uma disputa eleitoral.

Já o candidato pelo PMN, o professor de Matemática Genival Antônio Valeretto, de 47 anos, é natural de São Paulo. Veio para Dourados em 1987, onde se casou e teve filhos. Há dez anos atua como professor de ensino profissionalizante, ministrando disciplinas de matemática e eletroeletrônico. Valeretto é um dos mais “jovens” na vida política. Ele ingressou no PMN em 2007 e no ano seguinte concorreu a uma vaga na Câmara Municipal. Não foi eleito. O seu vice é o micro-empresário e líder comunitário Ronen da Silva Romero.


O candidato Geraldo Sales (PSDC), 48 anos, nasceu em Presidente Venceslau (SP) e chegou em Dourados com um ano. Sindicalista, já passou por vários partidos políticos. Ele é um dos fundadores do PSDC em Dourados, em 2003, juntamente com o seu vice, Marcos Troques. Na vida política, Sales disputou quatro eleições em que tentou uma vaga na Câmara dos Vereadores. Sales pretende trazer, para Dourados, o político e empresário José Eymael – candidato à presidente em 2010.

Já o candidato José Araújo (PSOL), microempresário, disputou a vice-prefeito de Dourados em 2004 pelo extinto Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA). Em 2010, já filiado ao PSOL, foi candidato a deputado estadual. Seu vice, George Motoqueiro, saiu do PT para disputar no ano passado, pelo PSOL, uma das oito cadeiras de deputado federal. Não foi eleito.