Variedades

Traficante Beira-Mar planejou sequestrar filho de Lula

4 JAN 2011 • POR • 10h05
Beira Mar foi transferido para o presídio de Catanduvas - PR

Uma investigação da Polícia Federal (PF) apontou que o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Beira-Mar tramou o crime entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Os supostos envolvidos respondem uma ação penal na Justiça por formação de quadrilha. A informação havia sido publicada com exclusividade pelo jornalista Bob Fernandes, editor do Terra Magazine, em 7 de agosto de 2008. Veja aqui a matéria.

Segundo a PF, o traficante pretendia negociar sua liberdade e de outros presos - incluindo Marcos Hebas Camacho, o Marcola, chefe da facção criminosa PCC - em troca da soltura do filho de Lula. A investigação começou após denúncia do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em janeiro de 2008.

Preso na mesma penitenciária, Abadia disse que Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina de Luís Cláudio. Após a onda de violência no Rio de Janeiro, no final de novembro, Beira-Mar voltou a ser investigado pela PF pela suspeita de ter encomendado sequestros de autoridades e personalidades de destaque. Ele foi transferido, em dezembro passado, da penitenciária de Mato Grosso do Sul para o Paraná, segundo a Justiça, para evitar que ele \"criasse vínculos\" no Estado.
(Terra Noticias).