UEMS/Campo Grande

Professora do curso de Dança da UEMS apresenta o estudo coreográfico "Yakámokeno" (escuta!) na Unica

"Yakámokeno" em idioma Terena significa escuta

15 ABR 2024 • POR Lucinéia Ramos/Uems • 07h30

Um estudo coreográfico baseado na cosmovisão indígena, desenvolvido pela professora doutora Gabriela Salvador, dos cursos de Dança e de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Campo Grande, foi apresentado na Universidade de Campinas (Unicamp).  “Yakámokeno”, que em idioma Terena significa escuta, é resultado da pesquisa de pós-doutorado de Gabriela – que há muitos anos trabalha com danças brasileiras e investiga a cultura dos povos originários do Brasil.

Para a realização da pesquisa corpóreo sensível foram necessárias muitas viagens à aldeia Lagoinha, no município de Aquidauana – onde mora Jonatas o dançarino protagonista que é Terena. A coleta de dados demorou um ano, e foi organizado no laboratório de dança da Instituição. O espetáculo será apresentado em primeiro lugar na aldeia Lagoinha, e nas demais aldeias de Mato Grosso do Sul, além dos acadêmicos indígenas da UEMS.

Segundo Gabriela é importante destacar que, tudo resultou do diálogo, da parceria e da colaboração entre a diretora e o dançarino, sendo ele o protagonista do estudo coregográfico, e o detentor do conhecimento e dos saberes trabalhados. “Eu dirigi mas, ele criou a partir da experiência e vivência da própria cultura, ressaltou.

Já o dançarino protagonista do Yakámokeno, Jonatas Robson Simões Moreira, destaca a continuidade da cultura, a historicidade e a vivência de um povo como ações permitidas pela dança – a obra artística se desdobrou com a escuta dos anciãos do povo. “a coreografia relacionou a mitologia Terena com o Ya Moreira (que sou eu) acarretando inúmeras experiências de comunicação. A narrativa traz a informação do corpo expandido, despertando movimentos que me guiam para este estado, com membros, articulações e deslocamentos”, finalizou.

Quem quiser acompanhar o grupo de dança da UEMS pode seguir @rendaquerodaa no Instagram.