Futebol

Disputa pelo Troféu Roberto Dinamite começa no dia do aniversário do craque

Artilheiro do Brasileirão da Série A será agraciado com uma taça que leva o nome do jogador, que faleceu em janeiro de 2023

13 ABR 2024 • POR Assessoria/CBF • 13h30
Inauguração da Estátua de Roberto Dinamite no Estádio São Januário em 28 de abril de 2022 - Daniel Ramalho/Vasco da Gama

Neste sábado (13), Roberto Dinamite completaria 70 anos. Neste mesmo dia, começa o Brasileirão da Série A de 2024, que, pela primeira vez, contemplará o artilheiro da competição com o Troféu Roberto Dinamite. O jogador que brilhou pela Seleção Brasileira e pelo Vasco faleceu em 8 de janeiro de 2023.

A homenagem a Roberto Dinamite – que será mantida nas próximas edições do Brasileirão - foi sacramentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após contatos com o filho do craque, Rodrigo Dinamite.

"O Roberto Dinamite é sinônimo de gol. Ele é um ídolo do nosso futebol. Essa premiação é uma forma de reverenciá-lo e manter o legado dele vivo no nosso futebol', afirmou Ednaldo Rodrigues.

Um ano sem Roberto Dinamite - Foto: Divulgação
 

Cada gol valerá mais dinheiro

Além do Troféu Roberto Dinamite, o artilheiro da Série A de 2024 receberá uma premiação em dinheiro, que só será definida no final do campeonato. A conta começará com R$ 100 mil, mas cada gol marcado pelo artilheiro somará R$ 5 mil ao prêmio. O clube a que pertencer o goleador também será agraciado com um troféu que terá menção a Roberto Dinamite.

Rodrigo Dinamite em visita recente à CBF - Foto: Fabio Souza/CBF
 

O craque é o maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols. Ele tem outras marcas relevantes – é o principal goleador do Campeonato Carioca, pelo qual fez 284 gols, e o jogador que mais gols marcou em São Januário: 184.

Roberto Dinamite lidera ainda a artilharia da história do Vasco – é autor de 708 gols com a camisa do clube carioca.

Roberto Dinamite com a camisa da Seleção Brasileira - Foto: Divulgação
 

Dinamite defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978 e 1982. Pela equipe, fez 25 gols em 47 jogos.