Sociedade

Manifesto de apoio ao Ministro Alexandre de Moraes contra ameaças de Musk

9 ABR 2024 • POR Força Sindical • 09h30

Em meio a um cenário de crescente polarização política e tensionamento institucional, uma voz se ergue em defesa da democracia e do Estado de Direito no Brasil. O presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, lidera um movimento sindical brasileiro que se posiciona firmemente ao lado do Excelentíssimo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra as ameaças proferidas por Elon Musk, magnata da tecnologia e dono de uma das maiores redes sociais do mundo.

Em uma carta aberta, Torres expressa solidariedade e apoio ao Ministro Moraes, reforçando a defesa da Constituição Brasileira e da soberania nacional em face das investidas que visam minar as instituições democráticas. Este manifesto não apenas denuncia as tentativas de desestabilização, mas também proclama o compromisso do movimento sindical brasileiro em promover o diálogo social e a busca por um desenvolvimento econômico inclusivo. Esta é uma carta de resistência, de esperança e de convocação à sociedade brasileira para se unir na defesa da democracia e na luta contra as fake news e as ameaças à liberdade de expressão.

 

Confira a carta:

 

São Paulo, 08 de abril de 2024.

  
Excelentíssimo Ministro do Supremo
Tribunal Federal - STF 
Dr. Alexandre de Moraes
 
 
Ref.:  Apoiamos o Ministro Alexandre de Moraes contra as ameaças de Musk
 
Liberdade de expressão não pode ser confundida com apologia ao crime, notícias falsas (fake news), ataques à democracia e golpes contra as instituições e o Estado Democrático de Direito.
 
Portanto, expressamos solidariedade e apoio ao Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e reforçamos nossa defesa da Constituição Brasileira e da soberania nacional.
 
Vale lembrar que o Ministro Moraes ordenou que a X (ex-twitter) não desobedeça decisões judiciais do Brasil e determinou que o bilionário Elon Musk, dono da X, seja incluído nas investigações sobre as milícias digitais que disseminam informações e discursos de ódio (com o objetivo de minar as instituições e a democracia) e sobre o 8 de janeiro, que investiga a tentativa de golpe no Brasil em 2023 por apoiadores do ex-presidente da República.
 
Para cada perfil, bloqueado pela justiça brasileira, que Musk reativar irregularmente, haverá multa de R$ 100 mil. “Redes sociais não são terra sem lei! As redes sociais não são terra de ninguém”, disse muito bem o Ministro do STF em sua decisão.
 
Neste contexto, esperamos que a sociedade brasileira, progressista, democrática, humanista e bem-informada, também repudie as ameaças feita pelo bilionário do X, as fake news e as tentativas de golpe contra a democracia brasileira.
 
Nós, do movimento sindical brasileiro, estamos fazendo a nossa parte junto aos trabalhadores e trabalhadoras que representamos em todo o País, debatendo e divulgando somente os fatos verdadeiros, inclusive os que apontam, em um cenário de retorno do diálogo social: a retomada do desenvolvimento econômico com distribuição de renda, geração de emprego e políticas públicas de inclusão social. A luta faz a lei!
 
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes