ALEMS

Ordem do Dia: Garantia de estágio para pessoas com deficiência segue à sanção

Duas matérias foram aprovadas em redação final. Ambas são de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), e seguem à sanção

3 ABR 2024 • POR Christiane Mesquita, Agência ALEMS • 19h00
Deputados aprovaram três matérias durante a Ordem do Dia desta quarta - Wagner Guimarães/ALEMS

Dois projetos de Antonio Vaz foram aprovados e seguem à sanção

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram três matérias, durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (3), na sessão plenária. Duas matérias foram aprovadas em redação final. Ambas são de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), e seguem à sanção.

Projeto de Lei 212/2023 que assegura às pessoas com deficiência, no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, 10% das vagas oferecidas a estagiários que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação do Estado de Mato Grosso do Sul, nos termos que especifica. E o Projeto de Lei 275/2023 que dispõe sobre ações de prevenção da depressão durante a gravidez e institui a semana de Prevenção e Combate à Depressão na Gravidez.

Antonio Vaz agradeceu a aprovação das matérias. “O projeto de lei que garante 10% das vagas de estágio em diferentes níveis de ensino foi feito para que pessoas com deficiência nos órgãos públicos encontrem emprego em Mato Grosso do Sul, tornando se mais confiantes e independentes. A outra matéria visa proteger a saúde das mulheres e ainda o desenvolvimento das crianças, pois a gravidez e a chegada do bebê pode trazer sentimentos difíceis e estressantes para as mulheres”, relatou.

Segunda discussão

 Maio Verde sobre a doença celíaca foi proposto por Renato Câmara

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 135/2023, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), que institui "Maio Verde" como o mês de conscientização sobre a doença celíaca, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, foi aprovado e volta para análise em segunda discussão. A matéria também segue a sanção.

“É importante você associar determinadas cores a determinadas bandeiras, um movimento que vem se construindo nacionalmente e está aumenta para debater sobre a doença celíaca, Tenho um filho que tem essa doença. E a gente tem que discutir e cada instituição deve apresentar projetos que podem ser reconhecidos pela sociedade”, declarou o autor da matéria.

Ao declarar seu voto favorável ao projeto, a deputada Gleice Jane (PT) ressaltou a importância que existam espaços para os celíacos. “Quanto temos um celíaco na família, sabemos qual é a dificuldade, e como é a vida de quem passa por essa situação, nós é que conhecemos, inclusive a contaminação de utensílios com glúten. Esse é o momento de debater a situação das pessoas que vivem com essa condição para incentivar a existência de mais restaurantes e mais espaços para que elas possam ter vida social. É fundamental a gente cuidar da saúde das pessoas”, destacou a deputada.

Primeira discussão

Por fim, em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 62/2024, de autoria do Poder Executivo, que concede benefício de assistência médico-social aos aposentados e aos pensionistas dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, na forma que especifica. O projeto foi aprovado e segue para votação em segunda discussão.