ONU

Guterres saúda início das celebrações do Ano do Dragão no calendário chinês

Secretário-geral destaca simbolismo do dragão associado à energia, sabedoria, proteção e boa sorte

9 FEV 2024 • POR ONU News • 22h30
Para António Guterres, o mundo precisa de qualidades como energia, sabedoria, proteção e boa sorte para enfrentar os desafios globais - ONU

Por ocasião do começo do Ano Novo Lunar, o secretário-geral da ONU desejou saúde, felicidade e prosperidade a todos os que observam o também conhecido como “Ano Novo Chinês”. 

Este 10 de fevereiro marca o início do Ano do Dragão, que para António Guterres é um “símbolo de energia, sabedoria, proteção e boa sorte”.

China e comunidades asiáticas

As comemorações também conhecidas por Festival da Primavera marcam o feriado mais importante na China e em várias comunidades asiáticas. 

Pela primeira vez, o Ano Novo Lunar passa a fazer parte do calendário de feriados da ONU - Foto: ONU/Manuel Elias

 

De acordo com a tradição, o momento inaugural do novo período termina com o Festival das Lanternas, em 24 de fevereiro, em celebrações que duram até 16 dias.

Para António Guterres, o mundo precisa de qualidades como energia, sabedoria, proteção e boa sorte para enfrentar os desafios globais atuais. 

Calendário de feriados da organização

O líder das Nações Unidas destaca ainda que pela primeira vez o Ano Novo Lunar passa a fazer parte do calendário de feriados da organização. 

Guterres agradeceu o apoio oferecido pela China e pelo povo chinês às Nações Unidas, ao multilateralismo e ao progresso global, enfatizando que é possível concretizar um futuro sustentável, justo e pacífico.

O festival começa com a lua nova e se estende até a lua cheia seguinte.