Política

Franklin Schmalz pode ser a nova aposta do PT de Dourados

Candidato a vereador ficou entre os 10 mais votados em 2020

5 FEV 2024 • POR Assessoria de Imprensa Tiago Botelho • 09h15

Com 1.490 votos, Franklin Schmalz da Rosa teve a 10° maior votação para o cargo de vereador na cidade de Dourados (MS) nas eleições municipais de 2020. Mas, por conta da legenda do PSOL, Franklin não foi eleito e sequer ficou como suplente. Em nota divulgada em suas redes sociais, onde aponta desfiliação do PSOL, Franklin que também concorreu como candidato a deputado federal em 2022, surge como uma possibilidade de renovação e ampliação de representação do PT na Câmara de Vereadores de Dourados.

A deputada Gleice Jane já expressou seu contentamento com a possibilidade: “Meu coração vibrou ao ler esta notícia. No PT temos espaço pra fazer muita luta e você vai ser feliz também”. O Presidente do PT Dourados, Professor João Carlos, reforçou o convite: “o PT recebe você de braços abertos, para continuar a aspirar e trabalhar por uma sociedade mais solidária, por uma Dourados inclusiva.[...] Juntos podemos melhor responder aos desafios.” Reforçando o coro do convite, também se manifestaram o Deputado Pedro Kemp e Tiago Botelho: “Franklin  soma o projeto de tirar Dourados do buraco, farei questão de assinar sua ficha de filiação no PT Dourados”, afirmou o professor.

Embora Elias Ishy tenha confirmado a pré-candidatura à prefeitura de Dourados nas eleições municipais de 2024, ainda há uma grande parte da militância que acredita que o discurso de renovação de Franklin aliado ao discurso experiente do veterano na Câmara Municipal pode levar o PT a ampliar o número de cadeiras, fato que não ocorre desde 2012, quando o partido teve dois representantes eleitos.

Com histórico de militância social e estudantil, Franklin afirmou que iniciou conversas com o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, mas ainda resta dialogar mais com a base petista e outras lideranças importantes do Partido. A filiação do ativista faz parte de uma aposta do partido que vem sendo construída desde 2023 e que promete alavancar as críticas ao projeto político da atual administração municipal liderada pelo prefeito Alan Guedes.