Futebol

Seleção Feminina Sub-17 está no Grupo B da CONMEBOL Sul-Americana

Brasil enfrentará a Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru na primeira fase da competição

12 JAN 2024 • POR Assessoria/CBF • 21h45
Seleção Feminina Sub-17 participará do torneio entre os dias 13 e 31 de março - Fabio Souza/CBF

A Seleção Feminina Sub-17 já tem a rota da primeira fase do Campeonato Sul-Americano definida. Nesta sexta-feira (12), a CONMEBOL realizou o sorteio que definiu os adversários do Brasil durante a fase de grupos da competição. O Brasil está no Grupo B ao lado de Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru. 

O Sul-Americano da categoria será disputado no Paraguai entre os dias 13 e 31 de março.

Modelo de disputa

A competição mantém o mesmo modelo de disputa de anos anteriores, em duas fases. Na primeira etapa, as equipes foram divididas em dois grupos, com cinco integrantes cada. Os dois melhores classificados de cada grupo disputarão a fase final da competição. Todas as partidas serão em turno único.

Grupos

Por ter sido o campeão da última edição, o Brasil foi designado como cabeça de chave do Grupo B. Junto à Seleção, compõem o grupo Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru. No Grupo A, estão Paraguai, Chile, Equador, Uruguai e Bolívia.

"Acredito, sem sombra de dúvidas, que o Brasil está no grupo mais forte. Temos a Colômbia, que foi vice-campeã mundial, e, junto com Argentina, Venezuela e Peru, estará disputando a classificação conosco. Observamos que o futebol sul-americano está em ascensão. Então, cabe ao Brasil fazer o máximo possível para vencer todos os jogos e se superar com o seu melhor futebol, enfrentando essas seleções que também estão trabalhando para evoluir", disse Simone Jatobá, técnica da Seleção Sub-17.

Brasil está no Grupo B do Sul-Americano Feminino Sub-17 - Divulgação/CONMEBOL

 

Preparação

A primeira fase da preparação começará na próxima quinta-feira (18). A Seleção estará reunida na Granja Comary, em Teresópolis, para uma série de treinos visando à competição. No dia 29, 23 das 26 jogadoras convocadas embarcarão rumo a Portugal para disputar o Torneio de Algarve, onde enfrentarão a Alemanha, a Holanda e as anfitriãs.

"Começaremos a preparação para o Sul-Americano com dez dias de trabalho, seguidos por três importantes jogos preparatórios. Jogar contra equipes europeias sub-17 será extremamente importante para que possamos avaliar o nosso desempenho, analisar o grupo e trabalhar para que estejamos bem preparadas para a competição que garante nossa classificação para o Mundial”, finalizou a treinadora.