Brasil

Curiosidades sobre Dom Pedro I, imperador que libertou o Brasil de Portugal

Nascido no dia das crianças, Pedro se dedicou à música e declarou guerra ao irmão

22 AGO 2022 • POR CNN • 11h45
Dom Pedro I nasceu em 12 de outubro de 1798, em Portugal. - Reprodução/Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nesta segunda-feira (22), o coração de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, chega a Brasília para as comemorações do Bicentenário da Independência.

Após a cerimônia, o coração ficará guardado no Palácio do Itamaraty até o dia seguinte, terça-feira (23), quando ele será levado para o Palácio do Planalto, com cerimônia de subida à rampa com honrarias militares, entre elas, a participação dos Dragões da Independência e a apresentação de hinos.

Depois, ele volta para o Itamaraty onde ficará em exposição até o dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil.

Mas afinal, quem era Dom Pedro I e qual a sua importância para história do Brasil?

O primeiro imperador
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon nasceu no dia da criança, 12 de outubro de 1798, em Portugal.

Aos 9 anos de idade, veio para o Brasil com a família real portuguesa, que fugia da invasão de Napoleão Bonaparte ao país.

Pedro, apesar de muito inteligente, não gostava de estudar. Se dedicou, então, a aprender os mais diversos instrumentos, como piano, flauta, trombone, violino, clarinete, violão.

Durante aquele período, Brasil foi elevado de colônia para o status de Reino Unido a Portugal e Algarves.

Quando Pedro tinha 22 anos, o seu pai retornou a Portugal e, no ano seguinte, solicitou que o filho o acompanhasse. A intenção das Cortes portuguesas era recolonizar o país.

A pedido das províncias brasileiras, que recolheu assinaturas pedindo que o príncipe regente permanecesse no país, ele teria ficado. Pedro declarou, em 9 de janeiro de 1822: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!”.

No mesmo ano, mas em setembro, no dia 7, apoiado por sua esposa, Maria Leopoldina, declarou a independência do país e se tornou o primeiro imperador do país.

Relação turbulenta com o irmão

Com a morte de Dom João VI, Dom Pedro I deveria retornar a Portugal. Ele, no entanto, abdicou do trono em favor de sua filha, Maria da Glória, de 7 anos.

Em seguida, começou a arquitetar um casamento entre o seu irmão, Dom Miguel, e a sua filha, para que ele assumisse o cargo enquanto ela não atingia a maioridade.

Dom Miguel, porém, usurpou o trono de Maria.

Em meio à traição do irmão e a sucessivas crises econômicas e políticas no Brasil, Dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro em virtude de seu filho Pedro de Alcântara, de 5 anos.

Voltou à Europa, onde organizou um exército para lutar contra Miguel na Guerra Civil Portuguesa, em 1834. Dom Pedro I venceu e devolveu o trono à filha, agora Maria II de Portugal. Pouco tempo depois, em 1834, morreu em decorrência de uma tuberculose.

Dom Miguel foi exilado e morreu na Alemanha em 1866.

*Com informações do repórter Douglas Porto