Cidades

Imortal da Academia Brasileira de Letras lança livros em Campo Grande

Renomado escritor Carlos Nejar tem mais de 60 anos de literatura e traz para a Capital romance inédito, livro premiado e nova enciclopédia

15 AGO 2022 • POR • 15h15

O autor Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), estará em Campo Grande amanhã (16) para lançar e autografar livros de sua autoria:seu mais novo romance, “Senhora Nuvem”, também a “História da Literatura Brasileira – Da Carta de Caminha aos Contemporâneos”, e o premiado “A Tribo dos Sete Relâmpagos”, que acaba de ganhar o Prêmio Lygia Fagundes
Telles, conferido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ), de melhor romance publicado no Brasil em 2021. O evento será na Livraria Leitura, das 19h às 22h.

O livro História da Literatura Brasileira – Da Carta de Caminha aos Contemporâneos, brinda os leitores com a primorosa reflexão sobre a história da Literatura Brasileira, desde a origem, autores e obras referenciais até a contemporaneidade. É livro de crítica literária com proposta metodológica e
alcance interpretativo inéditos, que decorre de décadas de pesquisa e análise sobre as importantes manifestações da nossa literatura. Neste livro está citada a autora sul-mato-grossense Delasnieve Daspet, dentre outros.

O romance inédito “Senhora Nuvem” reúne crítica, poesia, ficção, experiência e sonho. “Não estou preocupado com gênero, eu habito a linguagem, para que ela não caia no lugar comum, para que não seja linear, mas inventiva. A gente não busca inovar, a gente inova porque é a nossa natureza”, afirma Nejar. Para a escritora Ileides Muller, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
(ASL), “‘Senhora Nuvem’ é um livro para se ler, contemplar, meditar, corrigir direções e voar na via do infinito que nos move. Imprescindível leitura”.

Nejar tem mais de 60 anos de carreira literária, é poeta, ficcionista, tradutor e crítico, integra a ABL desde 1989 e já foi cotado para o Prêmio Nobel de Literatura. A publicação Quarterly Review of Literature (EUA) o escolheu como um dos grandes escritores da atualidade, e foi também considerado um dos 10 poetas mais importantes do Brasil pela revista Literature World Today. “Não tento ser moderno, tento ser inventivo. Não conheço meio nem fim na criação, a palavra me leva. A palavra tem que voar, a palavra que não voa não resiste ao tempo”, define o imortal.

Os livros de Carlos Nejar misturam poesia, contos, ficção e prosa em uma união de gêneros muito particular. Os livros “Senhora Nuvem” e “A Tribo dos Sete Relâmpagos" foram editados e publicados pela sul-mato-grossense Life Editora.

“Para nós é uma grande honra poder fazer a publicação de um membro da ABL e de alguém com tanta importância na literatura”, comenta Valter Jeronymo, diretor da editora.

Serviço: A noite de autógrafos com o autor e imortal Carlos Nejar será realizada nesta terça-feira, dia 16 de agosto, das 19 às 22 horas, na Livraria Leitura, localizada dentro do Shopping Campo Grande, na Av. Afonso Pena, nº 4,909 – Santa Fé.