Meio ambiente

UEMS/Mundo Novo realiza III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural no dia 5 de agosto

O evento ocorrerá sob coordenação do professor Leandro Marra, com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia

29 JUL 2022 • POR Rubens Urue/UEMS • 10h15
Fachada da UEMS de Mundo Novo - Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Mundo Novo, realizará, no dia 5 de agosto, o III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural, que terá como tema “Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável”. O evento ocorrerá sob coordenação do prof. Dr. Leandro Marra, com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia - esta ação deles integra a creditação de extensão no currículo destes alunos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da UEMS/Mundo Novo.

O worshop é fruto de uma parceria da UEMS com a família Vargas Baptista e ocorrerá no anfiteatro da UEMS/Mundo Novo. Podem participar alunos e professores da UEMS e também da rede pública e particular de ensino, além da comunidade em geral de Mundo Novo, Eldorado, Guaíra/PR e região.

Dos principais objetivos do encontro: divulgar a importância, a função e a contribuição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a conservação da natureza e seu potencial de conectividade física e funcional com outras áreas protegidas e discutir a importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista e Unidades de Conservação de seu entorno no Desenvolvimento Territorial Sustentável e na Segurança Hídrica.

Reserva Particular do Patrimônio Natural

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN - Ernesto Vargas Baptista é uma Unidade de Conservação, criada em área remanescente em Porto Morumbi, a 20 Km de Eldorado-MS. Ernesto, nos anos 50, com seu irmão Leocindo, é considerado o fundador de Porto Morumbi. A RPPN fica no bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente. A localização geográfica é estratégica, encravada em área de relevância ambiental local, regional, nacional e internacional e de grande beleza cênica. Em extensão aproximada de 750m limita-se a oeste com a margem direita do Rio Paraná, em seu último trecho livre de represamento antes do Lago de Itaipu Binacional. A reserva foi classificada pelo Imasul como wetland.