Cultura

Ivinhema recebe o Festival Varilux 2022 de Cinema Francês

Segundo o presidente da Fundação Nelito Camara, Ricardo Câmara, o Varilux 2022 é o início de uma importante parceria, que colocará Ivinhema no circuito dessa mostra

26 JUN 2022 • POR • 09h45
A FNC tem uma longa tradição em Mostras Cinematográficas - Divulgação

A Fundação Nelito Câmara realiza entre os dias 23 e 30 de junho no Cinelito o renomado Festival de Cinema Francês, Varilux. O evento, que tem entrada franca,  acontece em todo o Brasil e exibe as mais recentes e premiadas obras cinematográficas da França. No Mato Grosso do Sul, além de Ivinhema, apenas Campo Grande e Corumbá sediarão a mostra.

Segundo o presidente da Fundação Nelito Camara, Ricardo Câmara, o Varilux 2022 é o início de uma importante parceria, que colocará Ivinhema no circuito dessa mostra, que tem visibilidade internacional e acontece anualmente. Câmara aFIrma também que essa realização só está sendo possível graças ao empenho da Aliança Francesa de Campo Grande.

O Festival terá sua abertura no dia 23, sexta-feira, as 13h no Galpão das Artes da FNC e seguirá com a mostra entre os dias 26 e 30 de junho. Serão exibidos nesse período quatro filmes da nova safra francesa. King, Meu Melhor Amigo, de David Moreau, que conta a história de um filhote de leão traficado da África. O Próximo Passo, de Cédric Klapisch, que retrata uma bailarina clássica, que se machuca após presenciar a traição de seu namorado, é outro destaque do Varilux. 

A mostra conta ainda com O Mundo de Ontem, de Diastéme, que narra a história de uma presidente da República, que decide se aposentar da política nas vésperas das eleições e Contratempos, de Eric Gravel, que relata a narrativa de uma mãe que luta sozinha para criar seus dois filhos em Paris.

A FNC tem uma longa tradição em Mostras Cinematográficas, sendo a mais importante a do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, que em 2022 teve sua 17ª edição. Os eventos acontecem no Cinelito, que neste ano ganhou nova sede, inserido no Galpão das Artes. A Fundação Nelito Câmara existe em Ivinhema desde 2004, com uma rotina de formação cultural e apresentações artísticas. Ela realiza, também, ações em Campo Grande. Dourados, Douradina e Jardim.